Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Justiça condena o Distrito Federal a indenizar mulher por cobrança indevida de IPVA

Publicado por Daiana Carbonera
há 10 meses

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve decisão que condenou o Distrito Federal (DF) ao pagamento de indenização à mulher, em razão de cobrança indevida de Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e inscrição do nome da autora em dívida ativa. O DF também deverá excluir o nome da mulher da qualidade de proprietária do veículo e dar baixa dos débitos da autora decorrentes de vínculo com o automóvel.

A mulher conta que vendeu seu veículo em leilão e que ele foi baixado, em 7 de agosto de 2019. Contudo, teve o seu nome protestado, com registro no SPC/Serasa em razão de dívida referente ao veículo.

No Juizados Especiais o Distrito Federal confirmou que o veículo foi baixado e transferido para outro estado, em 7 de agosto de 2019. Também afirmou que os débitos referentes ao exercício de 2020 foram cancelados. Já no recurso, argumenta que não ficou comprovado o dano moral sofrido pela autora, uma vez que não praticou nenhum ilícito.

Ao julgar o recurso, o colegiado explicou que a inscrição do nome da mulher em dívida ativa pelos débitos de IPVA de 2020 foi indevida, uma vez que houve baixa e transferência do veículo. Mencionou que é pacífico o entendimento de que a negativação indevida em cadastros restritivos de crédito gera direito à indenização por danos morais. Assim, “em obediência aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, tem-se como justo e suficiente o valor de indenização por danos morais fixado na origem em R$ 5.000,00[...]”.

A decisão foi unânime.

Fonte: Justiça condena o Distrito Federal a indenizar mulher por cobrança indevida de IPVA — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (tjdft.jus.br)

  • Publicações76
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-condena-o-distrito-federal-a-indenizar-mulher-por-cobranca-indevida-de-ipva/1893960233

Informações relacionadas

Cobrança indevida de IPVA gera indenização

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 10 meses

ANPD aplica primeira sanção por violação à Lei Geral Proteção de Dados

Priscila Calisto, Advogado
Notíciashá 10 meses

Decisão judicial: Reconhecimento da inexigibilidade da contribuição compulsória e desvinculação do sistema de assistência médica, odontológica e farmacêutica de Policial Militar.

Johnny Theodoro, Advogado
Notíciashá 10 meses

Plano de saúde, em decisão liminar, terá que oferecer tratamento Home Care a paciente idosa, com comorbidades.

Allan Fernandes Costa, Advogado
Notíciashá 10 meses

Dona de perfil falso indenizará vítima por danos morais, decide TJ-SP.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)