Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Login serve como base de cálculo de horas

TST reconhece horários de login e logout como prova

há 4 anos

A empresa pedia a desconsideração dos minutos excedentes.

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o recurso da Opus Assessoria e Promoções Artísticas Ltda., de Porto Alegre (RS), contra a decisão em que fora reconhecido o direito a horas extras a uma operadora de telemarketing com base nos horários de login e logout no sistema. Por unanimidade, o colegiado considerou que os registros demonstram o momento exato do início e do término da jornada.

Analogia

A empresa, que contava em seu quadro com apenas sete empregados e não utilizava cartões de ponto, pretendia excluir do cálculo das horas extras as variações de até cinco minutos no horário da empregada. A pretensão se baseava na aplicação analógica do artigo 58, parágrafo 1º, da CLT e da Súmula 366 do TST, que tratam dos minutos que antecedem e sucedem a jornada.

Cartões de ponto

No entanto, o relator, ministro Cláudio Brandão, lembrou que a desconsideração desses minutos é restrita ao período apurado por meio de cartões de ponto. Ele explicou que a Súmula 366 foi concebida com a finalidade de evitar a discussão sobre horas extras em razão de pequenas discrepâncias na marcação do ponto, como o tempo gasto pelos empregados com atos preparatórios para o início e o fim da jornada. “Nessa modalidade de controle, a própria marcação da jornada requer algum tempo para ser realizada, e não é razoável exigir que todos os empregados a façam, todos os dias, exatamente nos mesmos horários”, observou.

No caso da operadora, no entanto, não havia cartão de ponto, e ela não gastava tempo registrando a jornada. “Os registros de login e logout representam o exato momento em que iniciava e terminava a prestação de serviços”, concluiu.

Fonte: TST

Processo: ARR-20664-95.2014.5.04.0011

  • Publicações52
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações295
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/login-serve-como-base-de-calculo-de-horas/781112268

Informações relacionadas

Vinicius Andrade Pereira Costa, Advogado
Modeloshá 8 anos

Modelo de Resposta a Termo de Intimação Malha Fiscal Receita Federal - Pessoa Física

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória de Prescrição de Multa de Trânsito Cumulada com Pedido de Antecipação de Tutela - Procedimento Comum Cível

Danilo Carneiro Teixeira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Malha fina: saiba como se defender.

Petição Inicial - TJSP - Ação Preliminarmente da Incompetência do Juizado Especial Cível - Necessidade de Prova Pericial - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra JLX 194 Odontologia

Marinho Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Resposta à acusação - Exame 2

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)