Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Lojas não podem cobrar juros superiores a 12% ao ano

Publicado por Espaço Vital
há 10 anos

Estabelecimentos que vendem móveis e eletrodomésticos não podem praticar operações de crédito e encargos de uso restrito aos integrantes do sistema financeiro.

Por isso, seus contratos sofrem as limitações contidas na Lei da Usura, no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor, devendo limitar os juros ao patamar de 12% ao ano quando vendem à clientela.

Decisão da 12ª Câmara Cível do TJRS proveu apelação do consumidor porto-alegrense Rudimar da Silva Marchant. Ele pediu a redução dos juros remuneratórios cobrados pelas Casas Bahia numa compra feita a crédito.

A sentença proferia pela juíza Viviane Sant'Anna afastou a capitalização mensal de juros, fixando-os na periodicidade mensal. Mas não considerou abusiva a taxa cobrada mensalmente (2,48%) que resultava em 34,3% ao ano, julgando a revisional improcedente no aspecto.

Para o relator do recurso, desembargador Umberto Guaspari Sudbrack, "se o contrato foi firmado por empresa não pertencente ao Sistema Financeiro Nacional, é inviável a pactuação de juros em patamar superior a 12% ao ano".

Os advogados Gilberto da Silva Silveira, Marília Paschoal do Valle e Carla Tais Haag atuam em nome do autor da ação. (Proc. nº 70054955398).

Leia a íntegra do acórdão Estabelecimento comercial de venda de eletrodomésticos não se qualifica como instituição financeira autorizada a praticar operações de crédito e encargos de uso restrito aos integrantes do sistema financeiro

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1875
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lojas-nao-podem-cobrar-juros-superiores-a-12-ao-ano/118680807

Informações relacionadas

Vs Petições, Professor
Notíciashá 4 anos

Compra no carnê. Lojas varejistas não podem cobrar juros acima de 12% ao ano no crediário

Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Ação Revisional de Contrato c/c Danos Morais com pedido de Tutela de Urgência

Petição Inicial - TJMG - Ação Revisional de Contrato com Pedido de Indenização por Danos Morais - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra VIA Varejo e Banco Bradesco

Marcos Adorno, Advogado
Modeloshá 8 anos

Ação de obrigação de fazer C/C dano moral - Banco do brasil

Petição Inicial - Ação Cláusulas Abusivas contra Casas Bahias (Via Varejo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)