Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

“Malha Fina” do Imposto de Renda

O que é, e quais as suas consequências para o contribuinte?

Publicado por Mirella Furtado
há 4 anos

 Antes de adentrarmos no assunto proposto, é necessário explicar que o Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. Seu valor é pago de acordo com os rendimentos declarados, tendo como rendimentos tributáveis, por exemplo, os ganhos como salários, aluguéis, prêmios de loteria e investimentos.

 Assim, a verificação de inconsistências na declaração do Imposto de Renda foi informalmente nomeada como “Malha Fina” pois funciona como uma “peneira”, resultando na não restituição do Imposto de Renda até que a situação fiscal seja efetivamente regularizada.

 Na realidade, a malha fina não pode ser comparada à “ilegalidade” cometida pelo contribuinte, mas sim uma incoerência nos dados informados em Declaração patrimonial, que será apurada através de investigação pela Receita Federal. Esta investigação poderá ser totalmente interna, ou poderá ocorrer a notificação do contribuinte para prestar esclarecimentos ou para demonstrar documentos.

 O objetivo é garantir a arrecadação de recursos sobre os rendimentos, e usar essa verba para financiar programas sociais, de infraestrutura, saúde e educação, entre outras áreas.

 Quando a Receita Federal recebe a declaração dos contribuintes, haverá a verificação dos dados lançados e das informações prestadas pelas instituições financeiras e estabelecimentos comerciais. Caso haja alguma divergência, a declaração do contribuinte ficará retida, podendo, ainda, haver o bloqueio do CPF do contribuinte, acarretando em problemas para movimentar contas bancárias e dificuldade para contratar empréstimos e financiamentos, por exemplo.

 Os principais erros que ocorrem e resultam na retenção em malha fina são, por exemplo:

  • Erro de digitação;
  • Incoerência entre a evolução patrimonial e a informação dos rendimentos obtidos;
  • Omissão de rendimento, como deixar de declarar recebimento de rescisão de contrato de trabalho, aluguel, pensão alimentícia;
  • Declarar gastos de saúde que não são dedutíveis, como vacinas, medicamentos e nutricionista;
  • Diferença no informe de rendimentos da fonte pagadora em relação ao que foi declarado;
  • Confusão na informação de previdência privada PGBL e VGBL; uma deve ir na ficha de “pagamentos” e outro na de “bens e direitos”;
  • Declaração de dependentes no ano seguinte depois do divórcio dos pais, que deve informar o dependente e como alimentando somente em uma das declarações;
  • Inclusão de despesas com educação que não podem ser deduzidas no IR, como idiomas ou cursos preparatórios.

 Caso o contribuinte verifique que há algum erro no Imposto de Renda declarado, poderá fazer uma declaração retificadora, mas somente se o Fisco ainda não tiver notificado, do contrário pode ser que o Fisco solicite nova declaração do IR ou atribua multa que, dependendo do caso, pode chegar a 75% do imposto devido, que poderá ser impugnada dentro do prazo legal.

 Para mais informação, consulte um advogado especializado e de sua confiança!


Gostou do conteúdo? Fique por dentro de mais assuntos Tributários através do link: https://instagram.com/vilanovafurtadoadv?igshid=p582k4262nc2

  • Publicações10
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações107
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/malha-fina-do-imposto-de-renda/844516257

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo Mandado de Segurança - Isenção por doença

Petição Inicial - Ação Irpf/Imposto de Renda de Pessoa Física

Contabilidade Cidadã, Contador
Notíciasano passado

IMPOSTO DE RENDA 2023: Tire suas dúvidas sobre a dedução de despesas com saúde e organização de documentos

Thainá Castro , Bacharel em Direito
Notíciasano passado

Documentos Imposto de Renda 2023

Pedro Militão, Advogado
Notíciashá 4 anos

Imposto de Renda

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)