Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Mantida substituição de penhora em dinheiro por seguro-garantia, mesmo com oposição do credor

Publicado por Ponto Jurídico
há 11 meses

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que, em execução de título extrajudicial, admitiu a apresentação de seguro-garantia judicial em lugar da penhora em dinheiro, mesmo contra a vontade do credor.

Na origem do caso, o juiz de primeiro grau deferiu a substituição da penhora de ativos financeiros pelo seguro-garantia judicial, sob o fundamento de que essa medida é facultada ao executado independentemente de aceitação pelo exequente, desde que haja o acréscimo de 30% no valor do débito. A decisão foi mantida em segundo grau.

No recurso dirigido ao STJ, o banco credor afirmou que a apresentação de seguro-garantia é possível, excepcionalmente, em substituição à penhora anteriormente realizada, mas no caso não se trataria de substituição, e sim de penhora original por meio do seguro. Além disso, defendeu que o exequente não seria obrigado a aceitar essa modalidade de garantia em vez da penhora em dinheiro.

Houve equiparação do seguro-garantia ao dinheiro no CPC

A relatora, ministra Nancy Andrighi, ressaltou que o legislador, no artigo 835, parágrafo 2º, do Código de Processo Civil de 2015, equiparou a fiança bancária e o seguro-garantia judicial ao dinheiro, com a finalidade de substituição da penhora.

Conforme acrescentou a ministra, há precedente do colegiado no sentido de que o exequente não pode rejeitar a substituição do dinheiro por essas garantias, salvo por insuficiência, defeito formal ou inidoneidade da salvaguarda oferecida. De acordo com esse precedente ( REsp 1.691.748), "dentro do sistema de execução, a fiança bancária e o seguro-garantia judicial produzem os mesmos efeitos jurídicos que o dinheiro para fins de garantir o juízo".

A relatora também observou que o seguro-garantia é uma espécie de contrato entre o segurado – devedor – e a seguradora que visa proteger os interesses do credor relativos ao adimplemento do devedor, nos limites da apólice.

A ministra destacou que esse instrumento é uma importante forma de assegurar ao credor o valor devido, já que há uma seguradora, sob fiscalização da Superintendência de Seguros Privados (Susep), como garantidora, ao mesmo tempo em que preserva o capital circulante das sociedades empresárias. Segundo afirmou, "em um ambiente de mercado competitivo, muitas vezes não podem correr o risco de imobilização de seus ativos financeiros durante um processo de execução". Leia o acórdão no REsp 2.034.482. Fonte: STJ



  • Publicações1389
  • Seguidores244
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações59
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-substituicao-de-penhora-em-dinheiro-por-seguro-garantia-mesmo-com-oposicao-do-credor/1868673035

Informações relacionadas

Rafael Costa Monteiro, Advogado
Notíciashá 11 meses

Terceira Turma mantém substituição de penhora em dinheiro por seguro-garantia, mesmo com oposição do credor

Daiane Schwalm Bruschi, Advogado
Notíciashá 7 anos

Fiança bancária pode ser substituída por seguro garantia, mas nem sempre por dinheiro

Luiz Augusto Mazzoli, Advogado
Artigoshá 4 meses

Penhora de Imóvel por Dívida Trabalhista de Terceiros

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 11 meses

Expediente

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 11 meses

Ficha Catalográfica

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu relacionamento era tóxico e chegou a um estado de ruptura que eu nunca quis, tive 3 filhos e não posso fazer tudo sozinha. Mas meu marido foi tão inflexível em me ouvir ou me entender de alguma forma porque ele estava tendo outro caso. Mas eu tinha esperança e continuei sendo positivo. Ouvi falar de um homem, o Dr. Igho, que é feiticeiro e resolve qualquer tipo de problema. Depois de explicar tudo para ele, ele me disse para ter fé em seu trabalho. Para encurtar a história, depois de dias meu marido mudou para sempre. Sem mais brigas ou discussões. Ele nunca mais mentiu para mim e agora minha casa está consertada. Ele pode ser contatado através de seu e-mail drcyomonigho.service@gmail.com obrigado ❤💓... continuar lendo