Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Meninos podem alterar registro civil e retirar sobrenome do gênero feminino

A regra da imutabilidade do nome não é absoluta, admitindo, em hipóteses excepcionais, sua modificação

Publicado por Karoline Barbeiro
há 2 anos

Consta dos autos que os meninos, menores de idade, foram registrados com o sobrenome "Vitória" e, por isso, alegam sofrer bullying e constrangimentos de colegas.

Eles relataram situações vexatórias para justificar o pedido de retificação de registro civil. Por unanimidade, o Tribunal de SP acolheu o recurso e autorizou a mudança de nome.

"A regra da imutabilidade do nome não é absoluta, admitindo, em hipóteses excepcionais, sua modificação, desde que haja 'justo motivo', nos termos do artigo 57, da Lei 6.015/73, decorrente de relevância social ou indevido constrangimento de seu titular", afirmou o juiz relator do recurso.

Para o magistrado, negar o direito aos autores de trocar o nome equivale a desprezar o princípio constitucional da dignidade humana previsto no artigo , inciso III, da Constituição Federal: "O nome reflete a identificação social da pessoa a fim de que ele seja tratado com respeito e não permitir que lhe traga constrangimentos ou aborrecimentos no seio social."

Ainda segundo o relator, no caso em questão, ficaram demonstrados os constrangimentos experimentados pelos autores por possuírem um nome que reflete um gênero distinto daquele com o qual nasceram e se identificam.

Além disso, o juiz não verificou prejuízos a terceiros com a retificação do registro civil dos meninos.

"Não há indícios de prejuízos a terceiros decorrente da retificação pretendida pelos autores, que só irá ocasionar felicidade e satisfação como pessoas em função da alteração do seu nome.

Assim entendeu a justiça paulista ao reformar sentença de primeiro grau para autorizar dois irmãos a alterar o registro civil e retirar um sobrenome do gênero feminino.

Fonte: Conjur

  • Sobre o autorAdvogada consumidor | Correspondente Jurídico | Advocacia peticionante (apoio)
  • Publicações81
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/meninos-podem-alterar-registro-civil-e-retirar-sobrenome-do-genero-feminino/1655108515

Informações relacionadas

Wander Fernandes, Advogado
Artigoshá 4 anos

Da retirada do sobrenome paterno ou materno por abandono afetivo e material.

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Artigoshá 8 anos

Quando é possível a alteração do nome?

Suzanna Borges de Macedo Zubko, Advogado
Artigoshá 7 anos

Posso suprimir o sobrenome do meu pai?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)