Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Motorista consegue Transferir pontos de multa por não ter recebido a notificação, após Decisão Judicial.

    há 3 meses

    Em uma decisão recente, a justiça determinou que o DETRAN-SP e os municípios de Suzano e Itaquaquecetuba transferissem as pontuações de infrações de trânsito para a real condutora.

    A sentença aborda a contestação da notificação e destaca a responsabilidade do Estado em comprovar a legalidade de seus atos.

    Análise Jurídica:

    O caso envolveu a falta de notificação de autuação, o que impossibilitou a indicação do condutor na via administrativa. Segundo o artigo 282, § 1º, da Lei 9.503/97, a notificação devolvida por desatualização do endereço ou recusa em recebê-la é considerada válida. A jurisprudência citada também destaca que o envio por carta simples ou registrada satisfaz as exigências legais.

    Entretanto, a documentação apresentada pelos municípios não comprovou o envio das notificações. Além disso, o DETRAN-SP não lavrou nenhum dos autos de infração, eximindo-o do ônus da prova.

    A presunção de legitimidade dos atos administrativos foi contestada, destacando-se que, quando impugnado judicialmente, cabe ao Estado demonstrar a veracidade e legalidade do ato. Nesse caso, a comprovação da notificação seria um ônus do réu.

    Conclusão:

    Esta decisão destaca a importância da comprovação legal por parte do Estado, especialmente quando contestado judicialmente. No contexto de infrações de trânsito, a notificação é um elemento crucial, e sua ausência pode resultar em consequências significativas, como a impossibilidade de indicação do condutor.

    Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para transferir pontos para uma pessoa que estava usando o seu carro, clique aqui para ser atendido pela nossa equipe.

    • Sobre o autorEmpresário e Advogado Especialista em Direito de Trânsito.
    • Publicações118
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/motorista-consegue-transferir-pontos-de-multa-por-nao-ter-recebido-a-notificacao-apos-decisao-judicial/2151242915

    Informações relacionadas

    Compilado de Jurisprudência do STJ - Edição Extraordinária nº 15 - Direito Privado - 23 de janeiro de 2024

    Kemil Aby Faraj, Advogado
    Notíciashá 3 meses

    Julgamento crucial da "Revisão da Vida Toda" será retomado pelo STF

    Ricky Alencar, Advogado
    Notíciashá 3 meses

    Juros abusivos e cláusulas ilegais geram revisão de contrato bancário

    Amanda Fonseca Perrut, Advogado
    Notíciashá 3 meses

    Reajuste dos planos de saúde: mensalidades podem subir 25% em 2024.

    Artigoshá 9 anos

    Breve noção sobre testamentos especiais e específicos para a legislação brasileira

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)