Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

MPF vai acompanhar fiscalização de acidentes de trabalho na CSN

Objetivo do inquérito é apurar casos de danos à saúde e à segurança de funcionários da empresa e de moradores da região

há 9 anos

O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) instaurou inquérito civil público para acompanhar a fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e pela Previdência Social, por meio da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Volta Redonda, relativa aos acidentes de trabalho ocorridos na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A apuração visa identificar as causas dos acidentes e determinar a correção das irregularidades encontradas, com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais seguro e salubre.

A partir da representação de entidades civis organizadas que integram o Fórum de Resistência, foi relatado que a CSN tenta dificultar o acesso às informações dos acidentes de trabalho, inclusive do mais recente, na linha de zincagem, em que morreram quatro funcionários. Nos últimos seis anos, a CSN foi alvo de 13 fiscalizações por causa de acidentes, sendo que cinco destes casos resultaram em mortes de empregados. Além disso, a denúncia solicita a intervenção do MPF para a questão ambiental da empresa, que pelos constantes acidentes envolvendo incêndios e quedas de equipamentos, alarmam e prejudicam os trabalhadores e a população de Volta Redonda e de cidades vizinhas.

De acordo com a legislação atual, as empresas não são obrigadas a informar ao Ministério do Trabalho sobre acidentes ocorridos em seus estabelecimentos, pois essa comunicação deve ser feita para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além de inspeções periódicas, o Ministério do Trabalho informou que realiza fiscalização sempre que recebe denúncia ou quando há acidente. O MPF destaca que a fiscalização deve constituir poder de polícia com a finalidade de evitar que se produzam, ampliem ou generalizem os danos sociais que lei procura prevenir, no caso, acidentes de trabalho.

Como providência inicial, foram solicitadas informações à Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Volta Redonda, que deverá responder no prazo de 30 dias: o quantitativo de acidentes de trabalho nos últimos cinco anos, as principais causas dos acidentes, as medidas fiscalizatórias adotadas, os principais obstáculos encontrados e os desafios a serem enfrentados.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9460/ 9488
www.prrj.mpf.mp.br
twitter.com/MPF_PRRJ



  • Publicações37267
  • Seguidores712
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações374
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-vai-acompanhar-fiscalizacao-de-acidentes-de-trabalho-na-csn/395444876

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)