Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Negativa de cirurgia reparadora pós-bariátrica gera dever de indenizar

PJe: 0747603-13.2020.8.07.0016

Paciente que teve cobertura de cirurgias pós-bariátricas negada por plano de saúde deverá ser indenizada. De acordo com a juíza titular do 1º Juizado Especial Cível de Brasília, o procedimento é imprescindível para melhores condições de vida da paciente e, portanto, a empresa deverá indenizá-la pelos danos morais decorrentes da negativa do atendimento.

A autora conta que foi submetida a uma cirurgia bariátrica e, após o procedimento, necessitou de cirurgia reparadora para reconstrução com prótese e correção de assimetria mamária. Estas, no entanto, foram negadas pelo plano de saúde réu, o qual considerou a finalidade da intervenção como meramente estética. A autora anexou relatório médico que apontava a imprescindibilidade da cirurgia pós-bariátrica, uma vez que o excesso de pele decorrente do emagrecimento após a intervenção ocasionou dificuldades na higiene pessoal da paciente.

De acordo com a magistrada, no caso das cirurgias reparadoras pós-bariátricas, é sabido que não ostentam finalidade estética. “Cuida-se, em verdade, de procedimentos adotados para complementar a cirurgia bariátrica bem-sucedida, conferindo ao paciente maior qualidade de vida e evitando as mazelas acarretadas pelo excesso de pele”, afirmou. Considerou ilegítima e abusiva, portanto, a negativa de cobertura das cirurgias reparadoras pós-bariátricas, uma vez que não possuem finalidade estética e visam, em verdade, à complementação do tratamento contra a obesidade mórbida. Diante disso, acrescentou: “Encontrando-se o tratamento para obesidade mórbida por meio de gastroplastia coberto pelo plano de saúde e albergado pelo rol da ANS, os consectários lógicos do tratamento devem, de igual modo, serem abrangidos pela cobertura”.

Leia também: O que fazer para se insurgir a uma negativa de Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica

Assim, a juíza concluiu que a recusa da operadora em custear a mamoplastia é considerada abusiva e constitui ato ilícito, sendo passível de reparação por danos morais, de acordo com os artigos 186 e 927 do Código Civil. Determinou que a ré autorize e custeie, no prazo de 10 dias, procedimentos e materiais para correção cirúrgica da assimetria mamária e reconstrução mamária com prótese, sob pena de multa de R$ 500,00 ao dia, e condenou a ré ao pagamento de R$ 2 mil, a título de danos morais, à autora.

Por fim, em caso de dúvidas envie um e-mail para nascimentopeixotoadvogados@gmail.com, entre em contato através do nosso Site ou pelo telefone e WhatsApp (61) 99426-7511.

Notícia veículada no site: https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2021/junho/ausencia-de-cobertura-de-cirurgi...

Referências:

1. Site oficial do escritório de advocacia Nascimento e Peixoto Advogados, de David Vinícius do Nascimento Maranhão Peixoto. Disponível em: https://nascimentopeixotoadvogados.com.br/contato. Acesso em: 01/11/2023, em Brasília, DF.

2. MARANHÃO PEIXOTO, David Vinicius do Nascimento. Obrigação dos planos de saúde de custear cuidados a crianças autistas. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/390770/obrigacao-dos-planos-de-saude-de-custear-cuidadosacriancas-autistas. Acesso em: 01/11/2023.

3. MARANHÃO PEIXOTO, David Vinicius do Nascimento. Direitos dos pacientes autistas: plano de saúde e documento necessário. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/391648/direitos-dos-pacientes-autistas-plano-de-saudeedocumento-necessario. Acesso em: 01/11/2023.

4. MARANHÃO PEIXOTO, David Vinicius do Nascimento. Ampla cobertura de tratamento multidisciplinar para autismo. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/392528/ampla-cobertura-de-tratamento-multidisciplinar-para-autismo. Acesso em: 01/11/2023.

5. MARANHÃO PEIXOTO, David Vinicius do Nascimento. Planos de saúde são obrigados a aceitar a inscrição de recém-nascidos. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/395371/planos-de-saude-sao-obrigadosaaceitarainscricao-de-recem-nascidos. Acesso em: 01/11/2023.

6. MARANHÃO PEIXOTO, David Vinicius do Nascimento. Plano de saúde cancelado de forma unilateral e sem justificativa. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/393300/plano-de-saude-cancelado-de-forma-unilateralesem-justificativa. Acesso em: 01/11/2023.

7. "Direito da saúde" "advocacia," "Brasília - DF" "advogado liminar contra plano de saúde" "bariátrica” “cirurgia plástica" “reparadora” “remoção de pele” "advogado em Brasília". Disponível em: [ https://www.google.com/search?q=advogado+bras%C3%ADlia+uni%C3%A3o+est%C3%A1vel+putativa&rlz=1C1FKPE_pt-PTBR1070BR1070&oq=advogado+bras%C3%ADlia+uni%C3%A3o+es&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgCECEYoAEyBggAEEUYOTIHCAEQIRigATIHCAIQIRigATIGCAMQIRgVMgoIBBAhGBYYHRgeMgoIBRAhGBYYHRge0gEJMTI1MDBqMGo3qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8. Acesso em: 20/09/2023.

8. "Advogado, Brasília – DF". "plano rescindido unilateralmente," "Distrito Federal" “TJDFT” "advogado Brasília" “TEA” “HIV” “AIDS” “CARDIOPATIA GRAVE” “TENDINITE”. Disponível em: https://nascimentopeixotoadvogados.com.br/.

9. BRASIL. Reclame Aqui. Bradesco Seguros. Negativa de cirurgia bariátrica (gastroplastia). Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/bradesco-seguros/negativa-de-cirurgia-bariatrica-gastroplastia_150421.... Acesso em 01 de novembro de 2023.

10. BRASIL. Reclame Aqui. Bradesco Seguros. Negativa de cirurgia bariátrica. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/bradesco-seguros/negativa-de-bariatrica_nHDqAMMGu3Dlz6g8/. Acesso em 01 de novembro de 2023.

11. BRASIL. Reclame Aqui. Ameplan Assistência Médica Planejada. Ameplan Saúde: o pior plano de saúde para bariátrica. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/ameplan-assistencia-medica-planejada/ameplan-saudeopior-plano-de-sa.... Acesso em 01 de novembro de 2023.

12. BRASIL. Reclame Aqui. Ameplan Assistência Médica Planejada. Ameplan Saúde: o pior plano de saúde para bariátrica. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/ameplan-assistencia-medica-planejada/ameplan-saudeopior-plano-de-sa.... Acesso em 01 de novembro de 2023.

13. BRASIL. Reclame Aqui. Next Saúde. Agendamento para cirurgia bariátrica. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/next-saude/agendamento-para-cirurgia-bariatrica_XrVtZDXebiDLfYYz/. Acesso em 01 de novembro de 2023.

14. BRASIL. Reclame Aqui. Bradesco Seguros. Cirurgia bariátrica: negativa de cobertura, conduta abusiva do Bradesco Saúde. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/bradesco-seguros/cirurgia-bariatrica-negativa-de-cobertura-conduta-ab.... Acesso em 01 de novembro de 2023.

15. BRASIL. Reclame Aqui. Plano de Saúde Itaú. Negativa de cirurgia bariátrica. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/plano-de-saude-itau/negativa-de-cirurgia-bariatrica_b2x7UGSuUw0bTaIo/. Acesso em 01 de novembro de 2023.

16. BRASIL. Reclame Aqui. SulAmérica Saúde. Negativa indevida da bariátrica. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/sulamerica-saude/negativa-indevida-da-bariatrica_-U5aCiokxFnqkt1Z/. Acesso em 01 de novembro de 2023.

17. BRASIL. Reclame Aqui. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/. Acesso em 01 de novembro de 2023.

18. BRASIL. Reclame Aqui. Bradesco Seguros. Cirurgia reparadora pós-bariátrica. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/bradesco-seguros/cirurgia-reparadora-pos-bariatrica_DhqyVBfpG1qJGNIl/. Acesso em 01 de novembro de 2023.

19. BRASIL. Reclame Aqui. Hapvida Saúde. Processo de cirurgia bariátrica. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/hapvida-saude/processo-de-cirurgia-bariatrica_SNSbn9GuRR3tSIwZ/. Acesso em 01 de novembro de 2023.

  • Sobre o autorEspecialista em Fraudes Bancária, Saúde Suplementar e Ciências Criminais.
  • Publicações152
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações91
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negativa-de-cirurgia-reparadora-pos-bariatrica-gera-dever-de-indenizar/2159793942

Informações relacionadas

Beatriz de Lima Sterza, Advogado
Notíciashá 4 anos

Cirurgia plástica reparadora para paciente de bariátrica deve ser paga pelo plano de saúde

Ana Carolina Araújo Brito, Advogado
Notíciashá 4 meses

Conquista Liminar Histórica Contra Aumento Exorbitante em Plano de Saúde

Anna Rocha, Advogado
Artigosano passado

Quais documentos preciso para conseguir a cirurgia reparadora?

Edmilson Fonseca Filho, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Petição Inicial de Ação de Obrigação de Fazer em face de Plano de Saúde - Cirurgia Reparadora após bariátrica

Contrarrazões - TJAM - Ação Liminar - Agravo de Instrumento - de Samel - Plano de Saúde e Samel - Serviços de Assistência Médico Hospitalar contra Ministério Público do Estado do Amazonas e

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nos processos de Cirurgia Plástica, procurem sempre os serviços de um médico perito ou médico assistente técnico Especialista em Cirurgia Plástica e também em Medicina Legal e Perícia Médica. Basta consultar o Registro de Qualificação do Especialista (RQE), no site do CFM (em "busca por médicos"). Abraço a todos! continuar lendo