Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Nova Lei 13.313/16 autoriza utilização de FGTS como garantia em empréstimos consignados.

Publicado por SNM Advogados
há 8 anos

Fruto das novas tendências econômicas nacionais, os empréstimos consignados passaram a ter cada vez mais utilização no mercado financeiro. Trata-se de modalidade em que o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento ou de benefício previdenciário do contratante, operação que tende a garantir maior segurança de retorno aos agentes financeiros. A margem de desconto deve ser de, no máximo, 30% (trinta por cento), regramento dado por normais federais (Lei 10.820/03, por exemplo), estaduais e municipais.

Ocorre que em atual cenário de crise econômica, com forte redução da oferta de crédito, nem tal garantia operacional tem servido para dar fôlego ao giro de capital. Neste panorama, em 14 de julho de 2016, foi publicada a Lei 13.313/16, fruto da aprovação da MP 719/2016, que possibilita ao mutuário do FGTS oferecer 10% (dez por cento) do saldo de sua conta vinculada e 100% (cem por cento) da multa rescisória paga pelo empregador em caso de despedida sem justa causa como garantia nas operações de crédito consignado. Tal previsão fora alocada no § 5º, incisos I e II na novel legislação:

Art. 1º (...) § 5º Nas operações de crédito consignado de que trata este artigo, o empregado poderá oferecer em garantia, de forma irrevogável e irretratável: I – até 10% (dez por cento) do saldo de sua conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS; II – até 100% (cem por cento) do valor da multa paga pelo empregador, em caso de despedida sem justa causa ou de despedida por culpa recíproca ou força maior, nos termos dos §§ 1º e 2º do art. 18 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990. § 6º A garantia de que trata o § 5º só poderá ser acionada na ocorrência de despedida sem justa causa, inclusive a indireta, ou de despedida por culpa recíproca ou força maior, não se aplicando, em relação à referida garantia, o disposto no § 2º do art. da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990.

Espera-se que seja mais um forma de possibilitar o fomento da economia, embora deva ser encarada com extrema cautela pelo usuário.

  • Sobre o autorEscritório de Advocacia Full Service.
  • Publicações8
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1081
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-lei-13313-16-autoriza-utilizacao-de-fgts-como-garantia-em-emprestimos-consignados/381892919

Informações relacionadas

Karoline Barbeiro, Advogado
Artigoshá 2 anos

Empréstimo consignado e a demissão do empregado

Petição Inicial - TRT17 - Ação Replica a Contestação - Atord

Jose Elias de Souza, Contador
Artigoshá 6 anos

Empréstimo consignado com uso do FGTS

Petição Inicial - TRT22 - Ação Replica a Contestação - Atsum - contra Devry Educacional do Brasil

Modeloshá 3 anos

PETIÇÃO - Expedição de Ofício à Empresa para desconto em folha - alimentos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)