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16 de Maio de 2024

O que verificar antes de comprar um imóvel usado?

Saiba quais documentos verificar antes de comprar um imóvel usado.

Publicado por Manuela Ferreira
há 4 anos

A conquista pela casa própria é um sonho almejado pela maioria das pessoas, principalmente no Brasil.

A aquisição do imóvel pode ser feita tanto antes da sua construção quanto após a construção.

É importante saber que, seja o bem novo ou usado é necessário verificar suas condições e principalmente as condições de quem está vendendo o imóvel.

Aqui vou falar de alguns cuidados ao realizar a compra de um imóvel que já foi usado.

Caso você esteja comprando um apartamento ou uma casa nova ou alugando um imóvel, você pode obter mais informações AQUI!

Matrícula do Imóvel

A obtenção da matrícula do apartamento ou da casa é o primeiro passo. Esse documento é como se fosse uma espécie de RG do imóvel que pode ser obtida no cartório de registro de imóveis ou pela internet. (Clica aqui para saber os serviços online).

Na matrícula será possível visualizar muitas informações sobre o bem como o nome, o residência e a nacionalidade do proprietário, número de registros, operações realizadas no imóvel entre outras informações.

Evitando fraudes

Recentemente, muito se tem noticiado que pessoas vem caindo em golpes ao comprar imóveis, seja essa compra realizada com pessoas jurídicas ou pessoas físicas.

Nos casos de compra de imóveis usados é importante ficar atento quanto à venda do mesmo imóvel para várias pessoas.

Documentos Essenciais

Para prevenir fraudes e riscos na compra dos imóveis é necessário analisar alguns documentos:

*Documentos do vendedor: RG, CPF, certidão de casamento, comprovante de residência, se for Pessoa Jurídica, certidão simplificada da Junta Comercial, última alteração do contrato Social ou última ata de assembleia.

* Certidões: Negativa de débitos fiscais Municipais, Estaduais, Federias, Trabalhistas e de Protestos, da Matrícula do imóvel e de inexistência de ônus reais, de distribuição de ações, mas Justiça Estadual e se for Pessoa Jurídica, de falência e recuperação judicial.

* Documentos do imóvel: Inexistência de débitos condominiais, prova de quitação do IPTU e inscrição imobiliária, prova de emissão do consumo final das concessionárias de serviço público ou prova de quitação dos débitos, como água, luz e gás, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural no INCRA e prova de quitação de ITR, se imóvel rural.

O instituto jurídico que auxilia bastante a buscar toda a documentação do bem de forma aprofundada e torna mais segura a negociação imobiliária é a Due diligence imobiliária, que pode ser solicitada tanto pelo vendedor quanto pelo comprador do imóvel.

A due diligence imobiliária é um procedimento que vai mais a fundo na documentação do imóvel e, ao final, ocorre a emissão de um parecer do resultado da investigação que foi feita sobre o imóvel.

É importante uma avaliação inteligente da documentação envolvendo a negociação de um imóvel, pois as preocupações futuras são capazes de gerar grande transtorno, tanto para quem vende e ainda mais para quem compra.

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