Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

O uso da arbitragem nos contratos trabalhistas

Resolução alternativa de conflito.

Publicado por Bachareis em Direito
há 4 anos

A lei de arbitragem disciplina aspectos dos direitos disponíveis. Considerada uma lei de natureza híbrida, pois embora com origem em um contrato particular, sua finalidade é fazer justiça (direito público).

A convenção de arbitragem é o negócio jurídico processual através do qual, alguém renuncia a jurisdição estatal. É a autonomia do cidadão para resolver os seus conflitos.

A autonomia privada tem necessidade de controle. È aquele poder concedido dentro do ordenamento jurídico, no qual a parte pode resolver os seus conflitos.

O contrato de adesão tem ganhado uma perspectiva negativa no Brasil, pois há uma grande chance dele potencializar as desigualdades nos negócios jurídicos privados na sociedade. Por isso, se faz necessário uma proteção jurídica dessa modalidade contratual.

Algumas dessas seguranças jurídicas, estão relacionadas com a utilização compulsória da arbitragem. A obrigatoriedade da arbitragem é ineficaz, pois o consumidor tem que concordar com os critérios da arbitragem.

O artigo 114, §§ 1º da CF/88 prevê a arbitragem para a resolução de conflitos em dissídios coletivos.

Então, em uma lógica do tipo “quem pode o mais, pode o menos”, é perfeitamente cabível o uso da arbitragem nos contratos individuais de trabalho desde que, respeitados os requisitos básicos da arbitragem (lei 9.307/96).


Referência:

1. Semana Jurídica 2020. Univap: arbitragem e contratos de adesão. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=1dMPaob_yhY>. Acessado em: 14/09/2020.

  • Sobre o autorA razão é a alma da lei.
  • Publicações45
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações71
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-uso-da-arbitragem-nos-contratos-trabalhistas/925994719

Informações relacionadas

Dicas Concursos, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

O que é Dissídio Coletivo?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)