Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Omissão da palavra adesivo em recurso não inviabiliza seu processamento

    Publicado por COAD
    há 10 anos

    A BRF Brasil Foods S. A., que congrega a Sadia e a Perdigão, conquistou o direito de ter um recurso apreciado, apesar de não tê-lo qualificado expressamente como o nome "adesivo". A decisão foi da Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que considerou que a recusa em examinar o recurso pela ausência de referência ao seu caráter adesivo contrariou o direito ao contraditório e à ampla defesa, previsto no artigo , inciso LV, da Constituição Federal, que assegura. O recurso adesivo pode ser interposto por qualquer uma das partes em adesão ao recurso da parte contrária.

    A empresa interpôs recurso de sentença que a havia condenado a pagar verbas trabalhistas a uma operadora de produção em 27/5/2013. No entanto, o prazo recursal, segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB), se deu em 21/5/2014, o que tornaria o recurso intempestivo. Como não havia no recurso qualquer menção sobre sua natureza "adesiva", o que ampliaria o prazo, nem ao artigo 500 do Código de Processo Civil - que afirma que, vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir a outra parte - o Regional considerou-o intempestivo.

    A BRF Foods recorreu ao TST alegando que o recurso foi interposto no prazo legal, todavia deixou de trazer o nome "adesivo" por mero erro material. Segundo a empresa, quando se apresenta um recurso ordinário após a publicação de sentença e dentro do prazo das contrarrazões ao recurso da parte adversa, este é apresentado como adesivo, e o Regional agiu com "rigor excessivo" ao negar o processamento.

    A Quarta Turma do TST afirmou que o fato de a parte não ter qualificado como adesivo o recurso não justifica o não conhecimento. Para o relator da matéria, ministro João Oreste Dalazen, aplica-se ao caso o princípio da fungibilidade - que permite a aceitação de um recurso quando o correto seria outro, desde que haja dúvida na doutrina ou jurisprudência sobre qual seria o correto a ser utilizado. "Cuida-se de mera irregularidade por omissão, e não de erro grosseiro substancial", disse o ministro.

    Por entender que houve violação ao artigo , inciso LV, da Constituição, a Turma afastou a intempestividade do recurso e determinou o seu retorno ao TRT para julgamento. A decisão foi unânime.

    Processo: RR-18300-65.2013.5.13.0002

    FONTE: TST

    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/omissao-da-palavra-adesivo-em-recurso-nao-inviabiliza-seu-processamento/120761424

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Jurisprudênciahá 10 anos

    Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-65.2013.5.13.0002

    Rubens Magalhães Soares, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC

    TST não aplica princípio da fungibilidade quando há erro grosseiro na escolha do recurso

    TST - Agravo de instrumento contra decisão de colegiado é erro grosseiro

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    As decisões monocráticas proferidas nas hipóteses do artigo 557, do CPC ensejam agravo ou embargos de declaração? - Katy Brianezi

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)