Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Os bancos podem retomar imóvel financiado sem ação judicial, decidiu STF

A decisão teve repercussão geral e vale para todos os casos semelhantes

Publicado por Milton Ruiz Junior
há 7 meses

O Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 26/10/2023, confirmou a validade de uma lei de 1997 (Lei 9.514/1997), que autoriza bancos e instituições financeiras a retomar um imóvel financiado em caso de inadimplência, sem a necessidade de intervenção judicial. A decisão foi tomada durante o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 860631, com repercussão geral (Tema 982), vale para todos os casos semelhantes.

A maioria dos ministros decidiram que a execução extrajudicial nos contratos com a chamada alienação fiduciária, em que o imóvel é mantido como garantia pela instituição financeira, não infringe os princípios do devido processo legal e da ampla defesa.

O ministro Luiz Fux, relator do caso, argumentou que essa forma de execução não exclui o controle judicial, pois o devedor pode recorrer à justiça para proteger seus direitos se identificar qualquer irregularidade. Fux também destacou que as partes contratantes concordaram expressamente com os termos do contrato.

O ministro Luís Roberto Barroso concordou com o relator, observando que a lei reduz o custo do crédito e alivia a carga sobre o já sobrecarregado Poder Judiciário.

Os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Nunes Marques e Gilmar Mendes também votaram a favor dos bancos.

No entanto, o ministro Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia discordaram. Para Fachin, o procedimento de execução extrajudicial viola os princípios do devido processo legal e da ampla defesa e não é compatível com a proteção do direito à moradia.

Com o resultado do julgamento, fixou-se a seguinte regra: “é constitucional o procedimento da Lei nº 9.514/1997 para a execução extrajudicial da cláusula de alienação fiduciária em garantia, haja vista sua compatibilidade com as garantias processuais previstas na Constituição Federal”.

  • Publicações14
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-bancos-podem-retomar-imovel-financiado-sem-acao-judicial-decidiu-stf/2022520751

Informações relacionadas

Luiz Fernando Roma Rodrigues, Advogado
Notíciashá 7 meses

Bancos Podem Retomar Imóvel Financiado em Caso de Inadimplência sem Necessidade de Procedimento Judicial, Decide STF

STJ decidiu por unanimidade que na execução de alimentos, pelo rito da penhora, é possível a inclusão de prestações vencidas no curso do processo

Daiana Carbonera, Advogado
Notíciashá 7 meses

Banco responde por vazamento de dados que resultou em aplicação do “golpe do boleto” contra cliente

Adriana Lima, Advogado
Notíciashá 7 meses

Mensalista que teve veículo furtado em estacionamento deve ser indenizada

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 7 meses

Não há possibilidade de assistência em inquérito policial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)