Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Pai de criança autista tem direito à redução de jornada de trabalho

Empregado de empresa pública, mesmo sob regime celetista, tem direito à redução de jornada de trabalho, sem prejuízo do salário e compensação de horas, enquanto durar tratamento de filhos menores portadores de Transtorno do Espectro Autista

há 4 anos

Por Rômulo Brantes

A Lei nº 8.112/90, que trata do regime jurídico dos servidores públicos, prevê em seus parágrafos 2º e do artigo 98, a possibilidade de concessão de horário especial a servidor que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência.

Foi com base em aplicação análoga do supracitado artigo, que a Justiça do Trabalho de Belo Horizonte, em decisão confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT da 3ª Região), estendeu a um técnico de enfermagem de empresa pública, com contrato de trabalho regido pela CLT, o direito de redução da jornada de trabalho pela metade, sem prejuízo do salário e compensação de horas, enquanto durar o tratamento de dois filhos menores, portadores de Transtorno do Espectro Autista, patologia que se enquadra no conceito de pessoa com deficiência.

Em sua fundamentação, o douto magistrado esclarece que a ausência de previsão celetista para um caso específico não impede a aplicação de uma norma legal estabelecida em situação semelhante e análoga.

Esclarece o juízo que negar a extensão de tais garantias àqueles ungidos à mesma situação fática implicaria em tratamento discriminatório, o que é vedado pela Constituição da República.

Tal entendimento visa privilegiar o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, ao estabelecer que normas de direito fundamental repercutem em todas as relações jurídicas, inclusive nas de trabalho.

Portanto, o direito de proteção à saúde e o bem estar social da criança portadora de necessidades especiais deve prevalecer em sobreposição à livre iniciativa e livre concorrência.

Íntegra da notícia pode ser acessada em: https://portal.trt3.jus.br/internet/conhecaotrt/comunicacao/noticias-juridicas/nj-jt-mg-concede-reducao-de-jornadaapai-de-criancas-autistas

Fonte: TRT 3ª Região.

Processo: 0010462-83.2019.5.03.0020

  • Publicações28
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações135
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pai-de-crianca-autista-tem-direito-a-reducao-de-jornada-de-trabalho/831658839

Informações relacionadas

Wellington de Marchi, Advogado
Notíciashá 2 anos

Concedido direito à redução de jornada de trabalho sem perda salarial à mãe de filho autista

Gean Carlos Kerber Nunes, Advogado
Notíciasano passado

Trabalhadora obtém redução de jornada para cuidar de filho com transtorno do espectro autista e deficiência intelectual

Dr Gabriel Moldenhauer, Advogado
Notíciashá 11 meses

Justiça concede redução de jornada para mãe de criança autista

Catarina Galvão, Advogado
Notíciasano passado

Empresa é condenada a diminuir carga horária e garantir remuneração integral de trabalhadora com filho com transtorno do espectro autista

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-14.2018.5.04.0104

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)