Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Penhora de Meação de Cônjuge é aprovada em petição com comprovação de comunhão parcial de bens

Publicado por Stella Saggiorato
há 3 anos

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deferiu a Penhora de Meação de Cônjuge que não está no polo passivo, um dos caminhos previstos no Código de Processo Civil, quando o devedor não cumpre com as avenças e acaba escoando patrimônios para o cônjuge, na tentativa de esconder o que possui, evitando assim, a quitação da dívida. A Eckermann | Yaegashi | Santos – Sociedade de Advogados, em uma análise minuciosa, identificou que a esposa do executado tinha ciência da dívida atual, e, em algumas declarações de Imposto de Renda, era mencionada em bens, por exemplo, um Consórcio.

No Código de Processo Civil, consta no “Art. 790. São sujeitos à execução os bens: IV - do cônjuge ou companheiro, nos casos em que seus bens próprios ou de sua meação respondem pela dívida.”. Ciente disso, o juízo, ao perceber a movimentação, deferiu o pedido que é considerado delicado e requer uma boa análise processual para obter sucesso. A penhora será de 50% de um consórcio e bloqueio também de 50% da conta corrente da esposa.

Processo Digital nº: 1002236-12.2015.8.26.0347

Esta imagem no pode ser adicionada

Sobre a EYS – “Oferecer serviços personalizados e diferenciados; analisar os perfis individualmente” é a premissa dos sócios que mantém a EYS Sociedade de Advogados há 10 anos, conceito que aproxima e humaniza os relacionamentos. Localizada no centro de São Paulo, uma das maiores metrópoles da América Latina, lida com clientes Brasil afora dentro das especialidades do robusto time, nas áreas de Estruturação de Fundos; Recuperação de Crédito; do Direito Civil; de Família e Sucessão, do Consumidor; do Trabalho; Empresarial; e Societário.

  • Publicações25
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações93
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/penhora-de-meacao-de-conjuge-e-aprovada-em-peticao-com-comprovacao-de-comunhao-parcial-de-bens/1171644542

Informações relacionadas

Estevan Facure, Advogado
Artigoshá 7 anos

"Meus bens podem ser penhorados para pagar as dívidas do meu marido?"

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Penhora de bens do cônjuge do executado: é possível?

Sergianne Mazulo, Advogado
Modelosano passado

Contrarrazões de agravo de instrumento

Joao Di Pace B. de Carvalho, Advogado
Notíciashá 3 anos

Justiça de Trabalho nega penhora de patrimônio do cônjuge de devedor que não converteu benefício à unidade familiar.

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 3 anos

Justiça de Trabalho nega penhora de patrimônio do cônjuge de devedor que não converteu benefício à unidade familiar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)