Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

PF apreende equipamentos de conselheira da OAB-SP e de advogados

A investigação começou há dois meses, após o recebimento de queixa de um advogado.

Publicado por Direitotododia I
há 4 anos

A Polícia Federal apreendeu nesta terça-feira (17/11) computadores e celulares de Gislaine Caresia, conselheira da seccional de São Paulo da OAB, do advogado Peterson Ruan Aiello do Couto Ramos e também do empresário Daniel Marim.


Conforme a ConJur apurou, o pedido de busca e apreensão também abrange o advogado Anderson Hernandes. Ele mencionou à polícia o suposto pedido de pagamento de propina no valor de R$ 250 mil para encerrar processos disciplinares em tramitação no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da entidade.

Apesar de compor o conselho seccional da OAB-SP, Gislaine Caresia não integra nenhuma turma do TED.

A investigação começou há dois meses, após o recebimento de queixa de Hernandes. Ele disse que foi procurado por um grupo composto por um empresário e dois advogados — sendo um deles membro do Conselho Seccional da OAB-SP.

Hernandes possui contra si 83 processos disciplinares no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP. Conforme o seu relato, a maioria foi instaurada em decorrência de representações de juízes alegando captação ilícita de clientes.

No entanto, ela alega que vem sendo perseguido em razão de sua atuação contumaz contra instituições financeiras. A reportagem também identificou um membro da Comissão de Prerrogativas da entidade que teria acompanhado pessoalmente uma das diligências da Polícia Federal. Ele, contudo, se negou a comentar o assunto.

Em nota, tanto a OAB-SP como o seu Tribunal de Ética e Disciplina afirmam que não foram alvos de busca e apreensão e que os feitos em tramitação no âmbito do TED seguem seu regular processamento em todo o estado de São Paulo.

A entidade também informa que determinou a imediata apuração interna sobre o caso e que está cooperando com as autoridades competentes.

O presidente do TED, Carlos Kauffmann, enviou ofício à delegada que investiga o caso, se colocando à disposição para colaborar com a elucidação do caso. Segundo ele, tanto a OAB-SP como o TED são os principais interessados na apuração dos fatos.

Fonte:conjur

Cobrança do saldo PASEP dos servidores públicos

Kit advogando premium:150 mil petições atualizadas e editáveis

  • Publicações178
  • Seguidores81
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações266
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pf-apreende-equipamentos-de-conselheira-da-oab-sp-e-de-advogados/1126408841

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)