Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pimenta Neves é condenado a 19 anos de prisão

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 19 anos

    Os jurados, ao responder os quesitos, consideraram Pimenta culpado por homicídio duplamente qualificado - teve motivo torpe e usou recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Foi anunciado às 17h05 o resultado do julgamento do jornalista Antonio Pimenta Neves, ex-diretor de redação do jornal "O Estado de S. Paulo". Ele foi condenado a 19 anos de prisão e dois meses e 12 dias pelo assassinato da ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide, ocorrido há quase seis anos.

    Mas o ex-diretor de Redação do "Estadão" vai recorrer da decisão em liberdade porque o juiz Diego Ferreira Mendes, da 1ª Vara Criminal de Ibiúna (SP), entendeu que, por ter aguardado a maior parte do processo em liberdade, Pimenta poderá aguardar todos os recursos de sua defesa em liberdade.

    Mendes argumentou que Pimenta Neves obteve de tribunais superiores o direito do recurso em liberdade. Após o crime, ele passou sete meses preso e, em março de 2001, conseguiu uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) para aguardar o julgamento fora da cadeia.

    Após a formulação e leitura da sentença pelo juiz, o Ministério Público contestou a decisão, e recorreu para que o jornalista fosse preso, mas o pedido foi negado.

    Os familiares de Sandra Gomide, que vinham reclamando do fato de Pimenta responder ao processo em liberdade, protestaram. Alguns parentes de Sandra simularam a aparência de "palhaço", pintando a ponta do nariz de vermelho.

    Réu tinha como evitar crime

    O juiz iniciou a leitura da sentença, explicando a decisão dos jurados: "Submetido o julgamento nesta data, os senhores jurados reconheceram a autoria e a letalidade, afastando a tese da semi-impuitabilidade do privilégio, acolhendo as duas qualificadoras pedidas pela acusação e não reconhecendo a existência de atenuantes em favor do réu".

    Ao ler a sentença, o juiz destacou que "não é justo punir o simples e ignorante que não tem cultura e recursos da mesma forma que se pune uma pessoa esclarecida e repleta de oportunidades como o réu, que ainda que não estivesse em gozo do pleno discernimento emocional, possuía condição intelectual e financeira para procurar ajuda especializada".

    Ele recordou, ainda, que Pimenta Neves não só atirou nas costas de Sandra, mas voltou a disparar, em direção á vítima, à queima roupa, quando ela já estava no chão.

    Desde o início do julgamento, no dia 3, João Gomide, pai de Sandra, vinha manifestando sua revolta com o fato de Pimenta Neves estar em liberdade.

    Na parte final do julgamento, após os debates, os jurados responderam a sete quesitos, a portas fechadas, durante a tarde de sexta-feira, dia 5, sem a presença do réu, do público e da imprensa. Permaneceram no Plenário do Júri o juiz, os jurados, o promotor, o advogado assistente de acusação e os advogados de defesa.

    Leia, nos links abaixo, outras notícias sobre o julgamento de Pimenta Neves:

    STJ suspende Júri de Pimenta Neves

    STJ nega recurso em que Pimenta Neves pretendia afastar mo...

    Defesa de Pimenta Neves quer prolongar o julgamento

    Testemunha diz que Pimenta Neves premeditou assassinato

    STF nega habeas corpus para Pimenta Neves

    Justiça mantém bloqueio de bens de Pimenta Neves

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pimenta-neves-e-condenado-a-19-anos-de-prisao/140374

    Informações relacionadas

    Rafael Salamoni Gomes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] - Resposta a acusação

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    STJ reduz pena do jornalista Pimenta Neves

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 18 anos

    Defesa de Pimenta Neves não afasta motivo torpe da acusação

    Espaço Vital
    Notíciashá 13 anos

    Pimenta Neves na cadeia, onze anos depois do crimeCom a decisão do STF ontem (24), assassino confesso de ex-namorada não pode mais recorrer. Ele abriu a porta de casa (foto) aos policiais pa

    Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Resposta Acusação - Genérica

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)