Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Plano de saúde é condenado ao custeio de medicamento fora da lista da ANS

A decisão é recente, de 08/06/21

há 3 anos

Impedir que consumidores de planos de saúde tenham acesso a métodos de tratamento mais eficientes, por não estarem previstos na lista da Agência Nacional de Saúde, caracteriza abusividade e desrespeita o Código de Defesa do Consumidor.

Plano de saúde não pode se isentar de fornecer medicamentos baseado em lista desatualizada

Esse foi o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo, ao condenar empresa que fornece planos de saúde a custear os medicamentos necessários para realização do tratamento adequado de mulher que sofre de dermatite atópica.

A autora do processo é beneficiária de plano de saúde que se recusou a custear seus medicamentos. Ela entrou com ação para que a empresa cobrisse seu tratamento. Em primeiro instância o pedido foi julgado improcedente.

Na apelação, o desembargador relator, José Aparício Coelho Prado Neto, argumentou que o fato do tratamento recomendado pelo médico da autora não estar previsto no rol de procedimento da ANS não justifica o seu não fornecimento pelo plano de saúde.

"Os avanços da medicina nem sempre são observados, com a necessária celeridade, para atualização das relações baixadas pela ANS que, diga-se, são meramente exemplificativas, falha que, evidentemente, não pode trazer prejuízo ao consumidor, no caso, a autora, como pretende a ré", afirmou o relator.

Clique aqui para ler a decisão 1000273-31.2020.8.26.0011

Dúvidas e informações

Caso você tenha interesse ou precise de alguma ajuda jurídica sobre esse assunto, eu e minha esquipe estamos disponíveis e teremos prazer em lhe atender, através do QR Code ou link abaixo:

https://api.whatsapp.com/message/XIVMHCOO3YQPE1

Fonte: Conjur

  • Sobre o autorNosso objetivo é trazer Justiça de modo acessível e descomplicado aos clientes.
  • Publicações51
  • Seguidores66
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações79
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-e-condenado-ao-custeio-de-medicamento-fora-da-lista-da-ans/1231827039

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)