Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/PI ajuíza ação contra prefeito de Piripiri por conduta vedada

    A ação narra que o prefeito Odival Andrade demitiu vários servidores nos três meses que antecederam as eleições, utilizando a máquina pública em benefício da candidatura de seu filho Brenno de Andrade.

    há 9 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí (PRE/PI), por meio do procurador eleitoral auxiliar Marco Túlio Lustosa Caminha, ajuizou ação eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), contra Odival José de Andrade, prefeito de Piripiri, no Piauí, e contra seu filho Brenno de Sousa Andrade, candidato ao cargo de deputado estadual nas últimas eleições, por prática de conduta vedada pela legislação eleitoral.

    A ação narra que o prefeito Odival Andrade demitiu vários servidores nos três meses que antecederam as eleições, utilizando a máquina pública em benefício da candidatura de Brenno. Os servidores foram demitidos porque se negaram a votar, trabalhar na campanha ou apoiar a candidatura do filho do prefeito. Segundo os depoimentos que integram o Procedimento Preparatório Eleitoral que apurou a prática de conduta vedada, alguns servidores chegaram a sofrer pressão política dentro do ambiente de trabalho.

    De acordo com o procurador, ficou constatada na apuração realizada pela Procuradoria Regional Eleitoral a gravidade das circunstâncias que permearam a prática de conduta vedada pelos representados, consistente na demissão de servidores ligados diretamente à Prefeitura Municipal de Piripiri em benefício da candidatura do então candidato a deputado estadual Brenno Andrade, filho do gestor do município.

    O procurador eleitoral pediu à Justiça a aplicação de multa aos dois réus na ação em seu valor máximo, mais de R$ 100 mil, e a cassação do registro de candidatura ou do diploma de Brenno Andrade. Em despacho, no Procedimento Preparatório Eleitoral que apurou a prática de conduta vedada pelo gestor, ele pediu que fosse extraída cópia dos autos e remessa ao Ministério Público Estadual para fins de ajuizamento de eventual ação de improbidade, nos termos do art. 73, , da Lei 9.504/97.

    Considerando que os fatos podem configurar abuso de poder de autoridade, hipótese elencada no art. 22 da LC nº 64/90, bem como crime previsto no art. 301 do Código Eleitoral, o procurador solicitou também que fosse remetida cópia dos autos ao procurador regional eleitoral no Piauí para a tomada de providências que entender cabíveis.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI)

    Fones: (86) 3214-5925/5987

    Twitter: MPF_PI

    Facebook: Ministério Público Federal - MPF

    • Publicações37267
    • Seguidores709
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações467
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-pi-ajuiza-acao-contra-prefeito-de-piripiri-por-conduta-vedada/157450356

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)