Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Prisão temporária decretada de ofício por juiz é revogada no TJ/SP

Desembargador Otávio de Almeida Toledo considerou falta de previsão legal

Publicado por Dr Francisco Teixeira
há 4 anos



O desembargador Otávio de Almeida Toledo, do TJ/SP, concedeu liminar a paciente que teve prisão temporária decretada pelo juízo da vara Criminal de Colina.

O paciente e outras pessoas estavam sendo investigados por suposta prática de crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em 14 de janeiro, o juiz apontado como autoridade coatora decretou a prisão do paciente e de diversos outros investigados, mas o fez na modalidade temporária.

A defesa do paciente sustentou, em resumo, tratar-se de decisão ilegal por ter sido proferida de ofício pelo magistrado, sem representação da autoridade policial ou do promotor de Justiça.

Ao analisar o pleito, o relator do HC concordou com a tese defensiva, entendendo que a decisão proferida pelo juiz esteja equivocadamente fundamentada e, assim, pode ser considerada causadora de constrangimento ilegal ao paciente.

Isso porque razão assiste aos impetrantes quando se insurgem contra a decretação da prisão temporária ex officio, para o que não há previsão legal.”

Segundo o desembargador, os impetrantes têm razão ao afirmarem que a prisão temporária depende de representação, não havendo previsão legal para sua decretação de ofício (o que, a partir da entrada em vigor da lei 13.964/19, também passa a valer para a preventiva).

E ainda que se pudesse cogitar uma espécie de fungibilidade entre a representação para prisão preventiva e aquela que objetiva a temporária, no caso dos autos, em um exame perfunctório, não se consegue encontrar fundamentação idônea específica para a medida que foi decretada.”

Em decisão datada da última sexta-feira, 24, Otávio Toledo revogou a prisão preventiva do paciente. Até o julgamento de mérito do HC, o relator determinou a excepcional aplicação das medidas cautelares alternativas à prisão tipificadas nos incisos I e IV, do art. 319, do CPP.

Fonte: migalhas

  • Sobre o autorAmante das ciências criminais
  • Publicações682
  • Seguidores177
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações161
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prisao-temporaria-decretada-de-oficio-por-juiz-e-revogada-no-tj-sp/801593094

Informações relacionadas

Karoline Barbeiro, Advogado
Notíciashá 2 anos

Criança autista será indenizada por sofrer discriminação em escola pública

Petição Inicial - TJSP - Ação Impetração Busca Combater a Gritante e Escrachada Coação Ilegal a que está sendo Submetido o Paciente, na Medida e - Habeas Corpus Criminal

Petição (Outras) - TJSP - Ação Crimes de Abuso de Autoridade - Inquérito Policial - de Justiça Pública

Renato Cardoso, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Habeas Corpus Preventivo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)