Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto de Lei do Poder Executivo. Direitos Autorais. Artes Plásticas

    há 14 anos

    PROJETO DE LEI DO PODER EXECUTIVO. DIREITOS AUTORAIS. ARTES PLÁSTICAS. PRETENSÃO EM RESTRINGÍ-LOS. NÃO CABIMENTO


    LUIZ FERNANDO GAMA PELLEGRINI - Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo


    O Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo submetido à Consulta Pública traz, como já nos manifestamos anteriormente, pretensão intervencionista sobre os direitos autorais, em que sob a égide dos artigos 215 e 216 da CF/88 ou, mais precisamente sob o falso manto da cultura converter direitos patrimoniais em direito de uso por terceiros, o que nosso ver vai de encontro à própria essência de um dos Direitos e Garantias Individuais previsto no art. , incisos XVII e XVIII, “b” da Carta Magna.

    O art. 46, incisos I e II, na redação pretendida estabelece, verbis: “Não constitui ofensa aos direitos autorais a utilização de obras protegidas, dispensando-se, inclusive, a prévia e expressa autorização do titular e a necessidade de remuneração por parte de quem as utiliza , no seguintes termos:I - a reprodução por qualquer meio ou processo , de qualquer obra legitimamente adquirida, desde que feita em um só exemplar e pelo próprio copista, para seu privado e não comercial; II - a reprodução, por qualquer meio ou processo , de qualquer obra legitimamente adquirida, desde que destinada a garantir sua portabilidade ou interoperabilidade , para uso privado e não comercial”

    Primeiramente, a nosso ver, essas disposições não são aplicáveis às obras de arte plástica pela sua própria essência - desenho, pintura, escultura, gravura, etc. - muito embora essas obras sejam protegidas conforme dispõe o art. 7º
    da lei vigente e que não é motivo de qualquer modificação, pertencendo, então hígido.

    O inciso I fala em um exemplar e desde que feito pelo próprio copista, valendo dizer que as esculturas, gravuras, etc., não podem ser feitas pelo próprio copista - expressão totalmente deslocada da essência da lei autoral - pois copiar é coisa totalmente diversa do que se entenda por exemplar conforme a redação da lei vigente e do próprio projeto, ao conceituar o que se entende por reprodução.

    Imaginemos que de acordo com a redação do inciso I do caput do art. 46 a reprodução se daria por qualquer meio ou processo , o que nos leva a indagar se o portador de uma matriz de ferro ou madeira de gravuras ou um molde de escultura poderia mandar reproduzi-las - feitura de um exemplar - para seu uso privado, uma vez que o copista (sic) poderá mutilar a obra, desconfigurando-a.

    O fato da reprodução limitar-se a um exemplar nem por isso deixa de abrir as portas para violações de direitos morais, pois essas obras quando reproduzidas dependem de mão de obra especializada e podem simplesmente mutilar a criação do espírito, o corpus mechanimcum, ainda que ela esteja sendo utilizada para uso privado, ou particular, mas isso não impede que a obra seja desfigurada, incidindo para argumentar o art. 24, incisos III e IV

    Já redação do inciso II é mais confusa, contraditória e temerária, pois neste caso não há limite para a reprodução de exemplares - cópias (sic) - , desde que tenha por finalidade “...sua portabilidade e interoperabilidade...” o que chega a ser assustador.

    Recorremos ao dicionário Houassis e não encontramos esses adjetivos mas pensamos que nos induzem que a finalidade pretendida é ser a reprodução portável e que possa interagir...

    A partir desse raciocínio o corpus mecanhanicum que é a exteriorização da criação do espírito estaria no mínimo banalizada, mutilada, violando os preceitos constitucionais acima invocados.

    Enfim, o inciso II exterioriza apenas o desejo de fazer-querer, sem qualquer interação com as normas constitucionais e a própria lei autoral, tudo sob o falso manto da cultura, fragilizando o que mais raro existe no ser humano, ou seja, a sua capacidade de criação.



    • Publicações2093
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-do-poder-executivo-direitos-autorais-artes-plasticas/2385247

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)