Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Promotor reconhece que só denunciou Fernando Haddad por retaliação

Publicado por Cássio Duarte
há 4 meses

O promotor Marcelo Milani reconheceu que só denunciou Fernando Haddad por improbidade administrativa como forma de retaliação contra o ex-prefeito de São Paulo.

A admissão foi feita em uma ação que Milani movia contra Haddad. Segundo a jornalista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, ele desistiu do processo, e a desistência foi homologada nesta quinta-feira (7/12) pelo Superior Tribunal de Justiça.

Em 2017, Haddad tinha dito, em artigo publicado pela revista Piauí, que recebeu a informação de que Milani teria pedido R$ 1 milhão em propina para não ingressar com uma ação judicial contra a Odebrecht. Haddad comunicou o fato à Corregedoria-Geral do Ministério Público de São Paulo, ressaltando que não havia outros elementos de prova além desse relato.

Milani então processou Haddad por calúnia, injúria e difamação. Ele conseguiu uma vitória em primeira instância, mas a sentença foi revertida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Esperando uma nova derrota no STJ, Milani buscou um acordo com Haddad, que extinguiria a ação contra o petista e o isentaria de pagar honorários de sucumbência. Pelo acordo, ele também deveria admitir que moveu as ações contra Haddad apenas como forma de retaliação pela denúncia que o político fez contra ele.

Segundo a minuta do acordo, Milani afirmou que “com o conhecimento da denúncia que foi apresentada ao Ministério Público por Fernando Haddad, e por essa razão, se excedeu em sua conduta e ajuizou ações de improbidade administrativa” contra Haddad, “com uma má interpretação da conduta do então prefeito”.

Ele reconheceu a culpa por três ações de improbidade administrativa, segundo a minuta do acordo: uma sobre supostas irregularidades em ciclovias, ajuizada sem que Milani tivesse atribuição funcional, segundo outros procuradores; outra sobre supostas irregularidades no Theatro Municipal; e uma terceira acusando Haddad de criar “indústria das multas” em São Paulo.

Pelo acordo, Milani e Haddad concordaram com a extinção do processo, com resolução de mérito, “sem obrigações atribuídas ou a serem cumpridas por quaisquer das partes”, e cada um sendo responsável pelos honorários dos próprios advogados.

AREsp 2.373.915

Fonte: conjur

  • Publicações529
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotor-reconhece-que-so-denunciou-fernando-haddad-por-retaliacao/2123046267

Informações relacionadas

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Artigoshá 6 meses

STF Set23 - Investigação Iniciado com Base em Provas já Declaradas Nulas pelo Supremo - Trancamento

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 4 meses

STJ: In dubio pro societate é metáfora para definir exigência da prova

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 4 meses

STF decide que recusa de acesso às câmeras policiais é cerceamento de defesa

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 4 meses

STJ decide que seus próprios acórdãos não interrompem a prescrição punitiva

Sergio Rodrigues Advogado, Advogado
Notíciashá 4 meses

Como proceder em caso de Prisão em Flagrante?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu acho assim a máfia está destruindo o mundo está tudo errado pessoas mentirosas manipuladoras sem estudo pessoas perigosas roubam os cofres públicos não agem com contuta de egoísmo ao próximo semi estudo neim querem aproveitar o dinheiro da população pra se enriquecer são pessoas que teriam que ter muita disciplina e serem realmente honestas não fazem nada pela população só pensão no seu bem estar ex em Anita Garibaldi sofri muito nesta cidade ali teria muita gente que teria que ir pra cadeia pra ser deciplinada não colocam neim um profissional pra trabalhar pra pagar micharia como eu tenho uma boa faculdade eu começava contar as mentiras da prefeitura e do fórum eles correm com juiz na cidade lá qualquer um é juiz assim não dá mais eles sequestram a minha filha e venderam pro 200.000 mil e fora outras crianças roubaram meu título de eleitora roubam meu benefício que vem da Argentina Anita Garibaldi sc e o pior lugar que existe no mundo aí mora as piores pessoas teriam que acabar com essa classe de pessoas estão fazendo muito mal pro mundo nunca vi na minha vida pessoas mais diabólicas como essas teriam que levar essas profissionais pra ajudar a população ter uma vida mais digina continuar lendo

Eu publiquei esse comentário pro mundo inteiro as pessoas ficaram apavoradas como tem pessoas sem cararater assim no mundo falta de fiscalização o fórum é dominado por qualquer indivíduo e assistente social bandida coitado do povo injustiçado eles está querendo vir até Anita pra ajudar o povo contra esses injustos tem a Interpol vai vir buscar uma criança que foi tomada a força e colocar uma bandida que quase matou uma adolescente com a medicação errada a Interpol vai ajudar a cidade continuar lendo