Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Quarta Câmara provê recurso de servidoras municipais que pleitearam abono de permanência e...

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Coordenadoria de Comunicação Social function replaceAll (string, token, newtoken) { while (string.indexOf (token) != -1) { string = string.replace (token, newtoken); > return string; > var content = document.getElementById (texto).value; content = replaceAll (content, \n,); document.write (content); Servidoras públicas e Município de João Pessoa recorreram ao Tribunal de Justiça da Paraíba da sentença do juízo da 7ª Vara de Fazenda Pública da Capital, que julgou parcialmente procedente a Ação Ordinária ajuizada por Edna Maria Cavalcanti Silva e outras contra o Município. A decisão determinou a implantação do abono de permanência nos contracheques das postulantes que comprovaram o preenchimento das condições necessárias ao recebimento da verba no momento da propositura da ação.

    A sentença determinava, ainda, o pagamento do período retroativo a que implementaram os requisitos à aposentadoria voluntária, nos termos do artigo 40, § 1º , III, alínea a, da Constituição Federal. Com a relatoria do desembargador João Alves da Silva, a Quarta Câmara analisou cada caso, separadamente, e decidiu que alguns atendiam aos requisitos necessários, enquanto outros, não. O Município de João Pessoa também recorreu da sentença, pedindo sua reformulação.

    No segundo grau, por meio da Remessa Oficial e Apelação Cível nº 200., as servidoras estenderam o pedido do abono àquelas que, na data da prolatação da sentença, também já tinham condições de recebimento.

    Já a Prefeitura, contestou a sentença e asseverou, em caráter de preliminar, que as requerentes não comprovaram a realização do pedido na esfera administrativa e, no mérito, que não comprovaram o preenchimento dos requisitos, uma vez que, ou não tinham idade ou tempo de contribuição necessários à aposentadoria voluntária. Também incluiu a tese de prescrição do fundo de direito das servidoras, pois ajuizaram ação após o prazo prescricional previsto do artigo , do Decreto nº 20.910/32.

    Em seu voto, o relator citou Fábio Zambitte Ibrahim para definir o abono de permanência como um estímulo financeiro para o servidor, já com condições de aposentar-se por tempo de contribuição, continuar trabalhando. Também aludiu que o benefício traz vantagens maiores à administração pública, à luz do princípio constitucional da eficiência.

    Defendeu, também, que a concessão do benefício não necessitava de requerimento administrativo do servidor. Não há qualquer exigência de que o servidor só possa vir a fazer jus ao abono a partir de requerimento administrativo perante à administração pública, declarou.

    Desta forma, após estudo sobre a comprovação de cada demandante do exercício do magistério pelo prazo estabelecido pela CF, o desembargador-relator entendeu que a apelação merecia provimento em relação as servidoras: Elizabete Brasilino Leite Olegário; Elizete de Albuquerque Luna; Lúcia Marques de Melo; Luizete Souza da Costa; Maria Célia Martins; Maria da Glória F. do Amarante; Maria de Fátima dos Santos Gondim; Maria de Nazaré Aguiar; Maria do Carmo Coelho L. Rocha; Marlene Constantino da Silva Alves; Rozeni Diniz de Lima; Severina Soares da Fonseca; Maria da Guia Dantas de Andrade, Zelândia Maria F. Rodrigues.

    Já com relação ao apelo do Município de João Pessoa, foi dado provimento parcial, para limitar o pagamento das diferenças concedidas às demais servidores, ao quinquênio anterior à propositura da ação.

    Por Gabriela Parente

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quarta-camara-prove-recurso-de-servidoras-municipais-que-pleitearam-abono-de-permanencia-e/2333806

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)