Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Receita Federal anuncia aumento de fiscalização de Notas Fiscais, e programas de regularidade fiscal.

MEIs, pequenas empresas e Pessoas Físicas são alvos.

Publicado por Allan Fernandes Costa
há 11 meses

A Receita Federal anunciou uma série de medidas para aumentar a fiscalização de notas fiscais e combater a sonegação e irregularidades no sistema tributário. Com a recente mudança para a emissão das notas fiscais através do portal da Receita Federal, a expectativa é que a fiscalização seja intensificada e a eficiência no controle tributário seja aprimorada.

De acordo com o relatório anual de fiscalização divulgado pelo órgão, operações que levantem suspeitas de sonegação ou irregularidades serão minuciosamente revisadas, com o objetivo de identificar possíveis autuações. Para isso, a Receita Federal estabeleceu parcerias estratégicas com as Secretarias de Fazenda Estaduais, permitindo a troca de informações relevantes para a investigação fiscal, como já havíamos noticiado:

Governo vai fiscalizar PIX para MEI e Vendas de Cartão de Crédito.
MEI será obrigado a emitir Nota Fiscal no site da Receita Federal

Um dos programas que serão reforçados é o Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativa Fiscal (Confia), cujo propósito é incentivar a regularidade tributária e estabelecer uma relação mais cooperativa entre contribuintes e órgãos fiscais. Através do Confia, a Receita Federal busca estabelecer uma abordagem mais colaborativa com os contribuintes, oferecendo facilidades e benefícios para aqueles que cumprem suas obrigações fiscais de forma correta e transparente.

Com a nova postura de controle, a Receita Federal pretende fiscalizar e autuar qualquer operação com indicios de irregularidade e levantar valores que estejam pendentes, por isso, é essencial contar com um sistema de emissão de notas fiscais que sempre está atualizado e segue as mudanças legais.

Saiba como Evitar isso:

E-Notas é o sistema para automatizar a emissão de notas fiscais e evitar autuações! Aproveite o Desconto de 25% no Plano Anual e o Teste Gratuíto!

Para obter mais informações sobre os programas de regularidade fiscal e como podemos auxiliá-lo, entre em contato conosco clicando na imagem abaixo. Aproveite esta oportunidade para estar em dia com suas obrigações fiscais e garantir a tranquilidade de estar em conformidade com a legislação vigente.



  • Sobre o autorAdvogado e Entusiasta do Direito, Professor voluntário.
  • Publicações388
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações75
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-federal-anuncia-aumento-de-fiscalizacao-de-notas-fiscais-e-programas-de-regularidade-fiscal/1915425580

Informações relacionadas

NDM Advogados, Advogado
Artigoshá 7 anos

O aumento do parcelamento de dívidas tributárias e os novos limites de faturamento para Micro e Pequenas Empresas

Leonardo Venancio de Carvalho, Advogado
Artigoshá 9 anos

Os efeitos da falta de fiscalização após a concessão do licenciamento ambiental no Direito Brasileiro

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Seção IV. Das Práticas Abusivas

Marcela Tomaz, Advogado
Artigoshá 4 anos

Conheça os 4 principais problemas fiscais de pequenas empresas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)