Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Julho de 2024
    Adicione tópicos

    Regra que restringe escolha de diretor-geral da PC-GO é constitucional

    há 14 anos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3062) proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra artigo da Lei estadual nº 11.438/1991, de Goiás, que restringe a escolha do diretor-geral da Polícia Civil aos delegados de carreira de classe mais elevada. O relator foi o ministro Gilmar Mendes.

    A PGR sustentava que a inclusão da expressão da classe mais elevada, inscrita no artigo , parágrafo único, alínea a, da Lei nº 11.438/91 contrariaria o artigo 144, parágrafo 4º, da Constituição Federal, segundo o qual as polícias civis devem ser dirigidas por delegados de polícia de carreira. De acordo com a inicial, a Constituição Federal não traz esta limitação, prevendo, apenas, que as polícias civis serão dirigidas por delegados de carreira.

    O entendimento majoritário do STF, porém, foi o de que a restrição não fere a Constituição. O parágrafo 4º do artigo 144 da Constituição, ao se referir aos delegados de carreira, tem o objetivo de evitar que um cargo em comissão dessa importância seja ocupado por alguém de fora da corporação. A própria Constituição não pode deixar de pressupor que a carreira é o desenvolvimento de atividades, de experiência, assinalou o ministro Cezar Peluso, presidente do STF. Caso contrário, um delegado em estágio probatório poderia ser chefe da Polícia Civil.

    A decisão modifica o entendimento anterior do STF, que, em 2003, havia declarado a inconstitucionalidade de dispositivo semelhante na Constituição do Estado de Rondonia (ADI 132). De acordo com os ministros que seguiram a mudança apenas o ministro Dias Toffoli ficou vencido , a decisão marca uma evolução da jurisprudência do STF no sentido de prestigiar a autonomia dos Estados-membros da federação. CF/CG

    • Publicações30562
    • Seguidores629022
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regra-que-restringe-escolha-de-diretor-geral-da-pc-go-e-constitucional/2367355

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)