Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Regra sobre roupa para entrar em tribunais deve considerar costume local

Publicado por Consultor Jurídico
há 8 anos

O Conselho Nacional de Justiça recomendará às cortes que considerem os costumes da região de sua competência ao delimitar quais roupas devem ser usadas pela população ao entrar nos tribunais. A decisão foi tomada pelo Plenário do CNJ, durante a 16ª Sessão Virtual.

O pedido foi feito por um professor de Direito e advogado, cuja pesquisa para tese de mestrado demonstrou que diversos órgãos do Poder Judiciário estariam limitando o exercício do direito de acesso à Justiça de diversos cidadãos ao exigir vestimentas excessivamente formais.

De acordo com a relatora, conselheira Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, que foi seguida pela maioria dos presentes, alguns tribunais sustentam a rigidez de suas regras em virtude do respeito ao decoro, à dignidade e à austeridade do Judiciário. “No entanto, deve-se frisar que o direito de acesso à Justiça e, naturalmente, de adentrar nas dependências do Judiciário, é uma garantia constitucional de todo cidadão.”

Cristina não acatou integralmente o pedido do professor por entender que já existe uma tendência à uniformização de procedimentos e atos administrativos, incluindo as normas sobre o uso de vestimentas nas dependências dos juizados, fóruns e tribunais.

A conselheira citou como exemplo o caso do Tribunal de Justiça de São Paulo, que dispensou o uso de terno e gravata no exercício profissional nos fóruns e prédios da corte devido ao clima local. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10991
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2563
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regra-sobre-roupa-para-entrar-em-tribunais-deve-considerar-costume-local/358798586

Informações relacionadas

OAB - Seccional Maranhão
Notíciashá 15 anos

CNJ proíbe calções, bermudas, bonés e minissaias em todos os tribunais

Academia Brasileira de Direito
Notíciashá 13 anos

Tribunal edita nova regulamentação sobre o uso de vestimentas

João Cesar Parreira, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

A obrigatoriedade do uso de trajes formais no Judiciário

Petição Inicial - Ação Adicional de Insalubridade

OAB - Rio de Janeiro
Notíciashá 15 anos

CNJ julga se bermuda e minissaia podem entrar em tribunais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)