Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Saque indevido em conta bancária e dano moral

Recente entendimento do STJ.

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

De acordo com recente entendimento do Superior Tribunal de Justiça - 4ª Turma. AgRg no AREsp 395.426-DF, Rel. Min. Antonio Carlos Ferreira, Rel. Para acórdão Marco Buzzi, julgado em 15/10/2015 (Informativo n. 574), o banco deve compensar os danos morais sofridos por consumidor vítima de saque fraudulento que, mesmo diante de grave e evidente falha na prestação do serviço bancário, teve que intentar ação contra a instituição financeira com objetivo de recompor o seu patrimônio, após frustradas tentativas de resolver extrajudicialmente a questão.

Imaginemos a seguinte situação hipotética:

João mantém uma conta poupança no Banco "XX". Determinado dia, João constata que um terceiro conseguiu realizar um saque fraudulento e retirou R$ 2 mil de sua conta. O cliente procurou o gerente do banco em diversas oportunidades tentando resolver a questão, mas a instituição não devolveu o dinheiro, razão pela qual João teve que ingressar com ação de indenização por danos materiais e morais.

Ademais, salienta-se que o banco possui responsabilidade objetiva, com base na teoria do risco, havendo, indiscutivelmente, relação de consumo entre o banco e o cliente. Ele não poderá alegar caso fortuito porque se trata de um fortuito interno (e não fortuito externo).

O aludido tema foi decidido pelo STJ em sede de recurso repetitivo, tendo sido firmada a seguinte tese:

"As instituições bancárias respondem objetivamente pelos danos causados por fraudes ou delitos praticados por terceiros - como, por exemplo, abertura de conta-corrente ou recebimento de empréstimos mediante fraude ou utilização de documentos falsos -, porquanto tal responsabilidade decorre do risco do empreendimento, caracterizando-se como fortuito interno." (STJ. 2ª Seção. REsp 1.199.782/PR, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, julgado em 24/8/2011).

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores765
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1378
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saque-indevido-em-conta-bancaria-e-dano-moral/308293887

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Segundo o STJ, cabe danos morais pelo saque indevido em conta bancária?

Denise Feriato Simeão, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de ação Por Saque indevido - PIX

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de Dano Moral e Material - Plano de Saúde

Petição Inicial - Ação Inclusão Indevida em Cadastro de Inadimplentes contra Universidade Estácio de Sá

Petronio Braz de Carvalho, Advogado
Notíciashá 7 anos

7 novidades da petição inicial no Novo CPC que você deve observar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)