Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário: Extração, Produção e Distribuição de Óleo, Gás, Águas, Minerais e Energia Elétrica. Tema: Aspectos Jurídicos da Mineração no Brasil - II

    há 13 anos

    O palestrante Dr. Nelson Lara dos Reis, seguindo o procedimento inaugurado na conferência anterior, convidou o Dr. Sergio Jacques de Moraes para auxiliá-lo na palestra, que foi teatralizada de modo bastante interessante, tendo tidos eu início com a projeção de uma foto do Pico do Itabirito, em Minas Gerais, tombado. Esse tombamento, evidentemente, não interferiu no valor histórico, geográfico e cultural do patrimônio tombado. A empresa titular do direito de exploração, entretanto, perdeu muito com o tombamento.

    Prosseguindo, o Dr. Nelson Lara dos Reis discorreu sobre a distinção entre a jazida de um mineral, e a mina. Jazida é o que se encontra na natureza. Mina já é a designação que a jazida toma, quando se lhe atribui o aproveitamento econômico.

    Até 1934, relatou o conferencista que o domínio dos recursos minerais era vinculados à propriedade do solo; era o regime minerário fundiário.

    A partir de 1934, o domínio dos recursos minerais passou a desvincular-se da propriedade do solo, era o regime da "res nullius".

    Na 1ª década do século XX, reuniu-se uma Comissão na Câmara dos Deputados, presidido pelo Deputado Pandiá Calógeras, que recomendou a alteração da Constituição Federal e da Lei de Finanças. Mas em 1916, com o novo Código Civil, perdeu-se esse cuidadoso e detalhado trabalho.

    Entretanto, várias minas, manifestadas no regime anterior, permanecem regidas por esse sistema. Por exemplo, o Manifesto 308, que abrangia apenas a lavra de Morro Velho hoje já se estende por muitos quilômetros sob Nova Lima.

    O conferencista mencionou, a seguir, os Regimes Legais da Mineração:

    -Código de Mineracao de 1967

    -Regimes de aproveitamento das substâncias minerais

    -Regime de concessão

    -Regime de licenciamento

    -Regime de permissão de lavra garimpeira

    -Regime de monopólio

    -Regime de extração

    (A transferência de propriedade coincide com a transferência da natureza: de bem imóvel a bem mobiliário).

    Prosseguindo nas explanações, a dupla de conferencistas discorreu sobre a questão da servidão, instituto de Direito Civil que muita relevância tem para o Direito Minerário. Foram também discutidas com muito proveito as questões tributárias atualmente incidentes sobre a atividade econômica da mineração.

    Sobre as questões ambientais, por exemplo, foram lembrados o art. 225 e seu § 2º da Constituição Federal, assim como a Lei 9.605/98 e seu art. 55.

    Os ilustres conferencistas debateram ainda a questão da desativação do empreendimento mineiro ( mining decomissioning )

    Ouça a interessante gravação da apresentação de ambos, veja abaixo as fotos e os slides também aqui no nosso sítio de internet.

    Acesse a apresentação

    Confira as fotos aqui.

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2528
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-extracao-producao-e-distribuicao-de-oleo-gas-aguas-minerais-e-energia-eletrica-tema-aspectos-juridicos-da-mineracao-no-brasil-ii/2845625

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)