Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Servidor de Tibau receberá adicional noturno

    Publicado por Correio Forense
    há 15 anos

    Um servidor público do Município de Tibau ganhou o direito de receber o retroativo de adicional noturno, a contar de fevereiro de 2000. A decisão é da 3ª Câmara Cível, confirmando sentença da Comarca de Areia Branca.

    Na ação, o autor informa que foi aprovado em concurso público realizado pelo Município de Tibau e, no dia 14 de janeiro de 2000, tomou posse no cargo de vigilante; desde esta data, trabalha das 18 horas às 06 horas, em regime de escala, mas somente começou a receber adicional noturno a partir de agosto de 2003. Diante disse, pede para receber o retroativo do adicional, com os reflexos sobre o repouso semanal remunerado, 13º salário e férias, acrescidos de juros e correção.

    O Município contestou alegando que não há como se pagar adicional noturno para os servidores públicos municipais, pois, de acordo com o Enunciado 60 do TST, não se pode pagar os reflexos do adicional noturno sobre o repouso semanal remunerado. Afirmou ainda que os pagamentos relativos ao adicional noturno já foram feitos.

    Ao recorrer ao Tribunal de Justiça, a prefeitura defendeu a incompetência da Justiça Comum para julgar o caso, alegação rejeitada pelo relator da Apelação, des. Amaury Moura. Segundo o relator, o direito postulado pelo autor da ação é assegurado pela Constituição Federal , que estabelece, em seu art. , IX , que a remuneração do trabalho noturno deve ser superior à do diurno, e, no art. 39 , , estende tal direito aos servidores públicos.

    Para o relator, no caso, não ficou comprovado nem foi sequer alegado que o servidor trabalha em regime de compensação de horários, ou que percebe alguma gratificação destinada a compensar as horas trabalhadas durante a noite, de modo que tem direito ao adicional pretendido, acrescido das verbas que sobre ele repercutem.

    A Justiça do Direito Online

    TJRN

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-de-tibau-recebera-adicional-noturno/363020

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)