Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Servidor tem reconhecido o direito de requerer aposentadoria especial

há 10 anos

Após 23 anos das atividades desempenhadas, o autor da ação solicitou o benefício, alegando que as atividades desempenhadas foram exercidas em condições insalubres.

Um servidor estadual do Ceará teve reconhecido o direito de requerer aposentadoria especial. Conforme os autos, desde 1985 ele trabalhava como técnico mecânico de aeronave na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Em 20 de agosto de 2008, o servidor solicitou aposentadoria especial, alegando que as atividades desempenhadas, durante 23 anos, foram exercidas em condições insalubres. O pedido, no entanto, foi negado pelo Estado sob a justificativa de não haver previsão em lei.

Inconformado, o servidor impetrou mandado de injunção no TJCE, com o objetivo de suprimir a omissão. Requereu que fosse adotado, por analogia, o princípio que rege a aposentadoria especial para os trabalhadores do setor privado, de acordo com o artigo 57 da Lei nº 8.213/91.

Na contestação, o Estado alegou a impossibilidade de aplicação da norma prevista para o Regime Geral de Previdência Social, que estabelece como condição para o recebimento de aposentadoria especial apenas o tempo de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não sendo necessário idade mínima, como é adotado para os servidores públicos.

Ao julgar o caso, o Órgão Especial do TJCE deferiu o pedido do servidor, acompanhando, por unanimidade, o voto do relator, desembargador Francisco Gladyson Pontes. "Em mandados de injunção tratando de situações análogas à do caso dos autos apreciadas pela Corte Constitucional e pelos Tribunais pátrios, consolidou-se a orientação de que a omissão legislativa que impede o exercício do direito de aposentadoria especial do servidor público que exerce atividades penosas, insalubres ou perigosas deve ser suprida mediante a aplicação analógica da Lei nº 8.213/91, que rege a aposentadoria especial concedida aos trabalhadores submetidos ao Regime Geral da Previdência Social, e correspondente regulamento (art. 68 do Decreto nº 3.048/99)

(nº 0006267-63.2011.8.06.0000)

Fonte: TJCE

  • Publicações25933
  • Seguidores83
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-tem-reconhecido-o-direito-de-requerer-aposentadoria-especial/112394362

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A regulamentação da aposentadoria especial, no serviço público, é uma situação meramente política. De uma lado estão, governo federal, estados e municípios com seus regimes próprios; não querem esvaziar, ainda mais, seus fundos de pensão descapitalizados; do outro, o servidor que é obrigado a aposentar-se por tempo de serviços comum, compulsoriamente, ou invalidez. continuar lendo