Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

STJ 2023 - Execução Penal - Remissão de Pena Por Aprovação No Enem - Possibilidade

há 3 meses

EXECUÇÃO PENAL. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA. PROCESSO PENAL. REMIÇÃO DE PENA. APROVAÇÃO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. APÓS CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO. POSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA BENESSE. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA PROVIDOS. 1. O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA é a avaliação de âmbito nacional própria para a certificação do aproveitamento do c onteúdo programático do ensino médio e do ensino fundamental àqueles que atingiram a idade de quinze anos (para o nível fundamental) ou dezoito anos (para o nível médio). Diferentemente do ENEM, o ENCCEJA não se presta, por si só, ao ingresso no ensino superior. 2. No caso dos autos, minha posição externada no julgamento do HC n. º 786.844, foi no sentido de que o paciente não faria jus à remição pelo estudo individual, uma vez que, conforme ressaltado pelo agravante, ao iniciar o cumprimento da pena, o agravado já havia concluído o ensino médio. Naquela oportunidade, o fundamento adotado era o de que a finalidade da remição pelo estudo não é simplesmente diminuir o tempo de encarceramento da pessoa presa, mas, facilitar a sua reintegração social por meio do aprendizado de novos conhecimentos. 3. Contudo, no julgamento do precitado HC n.º 786.844, realizado em agosto desta ano de 2023, restou consignado pela Quinta Turma deste STJ, por maioria de votos, a possibilidade de remição da pena na hipótese em exame, ou seja, mesmo após a conclusão do ensino médio e ainda que o sentenciado tenha obtido o diploma de curso superior antes do início do cumprimento da pena, como é o caso dos autos. 4. Em sendo assim, submeto os presentes embargos de divergência a esta Terceira Seção, para que se defina a posição deste colegiado em relação ao tema e se estabilize a jurisprudência desta Corte, de forma a se atender ao dever cooperativo de coerência enunciado pelo art. 926 do CPC.Embargos de divergência providos.

(STJ - EREsp: 1979591 SP 2022/0006148-5, Relator: Ministro MESSOD AZULAY NETO, Data de Julgamento: 08/11/2023, S3 - TERCEIRA SEÇÃO, Data de Publicação: DJe 13/11/2023)

👉👉👉👉 Meu Whatsaap de Jurisprudências, Formulação de HC eREsp - https://chat.whatsapp.com/FlHlXjhZPVP30cY0elYa10

👉👉👉👉 ME SIGA INSTAGRAM @carlosguilhermepagiola.adv

  • Publicações1101
  • Seguidores101
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-2023-execucao-penal-remissao-de-pena-por-aprovacao-no-enem-possibilidade/2172131062

Informações relacionadas

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciashá 3 meses

STJ 2023 - Posse Sexual Mediante Fraude - Palavra da Vítima vs. das Testemunhas - In dubio pro REO - Absolvição

Rafael Lemos, Advogado
Notíciashá 3 meses

Um fato, diversas consequências: a independência e as implicações entre as esferas civil, penal e administrativa

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciashá 3 meses

STJ 2023 - Descumprimento de Medida Protetiva da Lei Maria - Consentimento da Vítima - Atipicidade da Conduta - Absolvição

Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
Notíciashá 3 meses

STJ 2023 - crimes sexuais cometidos na vigência da Lei 12.015/2009 - Ação penal é pública condicionada

Dr Francisco Teixeira, Advogado
Notíciashá 3 meses

Prisão preventiva não pode ser decretada apenas com base na falta de localização do réu

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)