Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

STJ: A proibição genérica de consumo de álcool por apenados deve ser relacionada às circunstâncias específicas do crime que resultou na condenação.

Informativo nº 784 do STJ

No Rcl 45.054-MG, a terceira seção do STJ decidiu por unanimidade o seguinte destaque: "A proibição genérica de consumo de álcool imposta como condição especial ao apenado, com o argumento geral de preservar a saúde mental do condenado ou prevenir futuros crimes, deve vincular a necessidade da regra às circunstâncias específicas do crime pelo qual o condenado foi sentenciado".

INFORMAÇÕES DO INTEIRO TEOR:

A criação de regra que destoe das condições gerais e obrigatórias previstas nos incisos do art. 115 da LEP pressupõe, necessariamente, que a imposição esteja acompanhada de fundamentação que justifique adequadamente a adequação da restrição imposta ao executado à sua situação concreta.

A condição especial que veda ao apenado ingerir bebidas alcoólicas de qualquer espécie, com base na justificativa genérica de que a proibição visaria à manutenção da saúde mental do reeducando ou à prevenção do cometimento de novo delito, não atende ao comando da decisão emanada desta Corte ( HC 751.948/MG).

Ademais, não se nega que o apenado não deve ingerir álcool durante o trabalho ou antes de conduzir veículo automotor, neste último caso, sob pena de incorrer no delito descrito no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, não parece, a princípio, irrazoável que o executado, estando dentro de sua residência, no período noturno ou em dias de folga, venha a ingerir algum tipo de bebida alcóolica (como uma cerveja, por exemplo), cujo consumo não é vedado no ordenamento jurídico brasileiro. Aconselhando-se, por óbvio, a moderação, tendo em conta os conhecidos efeitos deletérios do excesso de consumo de álcool para a saúde.

Assim, na hipótese, verifica-se a ausência de vinculação da regra imposta às circunstâncias concretas relacionadas aos delitos pelos quais o executado cumpre pena, e/ou ao comportamento do reeducando no curso da execução penal, ou até mesmo a problemas de saúde específicos de que sabidamente padeça e que justifiquem a contraindicação da ingestão de bebidas alcoólicas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

LEGISLAÇÃO

Lei n. 7.210/1984 ( Lei de Execucoes Penais), art. 115

Base Legal: Rcl 45.054-MG, Rel. Ministro Reynaldo Soares Da Fonseca, Terceira Seção, por unanimidade, julgado em 9/8/2023, DJe 17/8/2023; Informativo nº 784 do STJ.

Meu site para mais textos e contato:

https://www.guilhermeperlin.adv.br/

  • Sobre o autorAdvogado Criminal
  • Publicações148
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-a-proibicao-generica-de-consumo-de-alcool-por-apenados-deve-ser-relacionada-as-circunstancias-especificas-do-crime-que-resultou-na-condenacao/1953297344

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

STJ manifesta seu entendimento sobre caso fortuito e força maior

Sérgio Luiz Barroso, Advogado
Artigoshá 5 anos

Beijo roubado é crime? Estupro ou importunação sexual?

Arlindo Medina, Advogado
Notíciashá 6 anos

Beijo roubado configura crime de estupro?

Recurso - TJSP - Ação Violação de Direito Autoral - Ação Penal - Procedimento Ordinário

Rodrigo Castello
Artigoshá 12 anos

Persecução criminal - "persecutio criminis"

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Vagner Alencar
9 meses atrás

Muito interessante!!!!! continuar lendo