Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

STJ estabelece precedente crucial: Parcelas de alimentos vencidas podem ser incluídas no processo de execução

A recente decisão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu um precedente importante no âmbito da execução de alimentos. De forma unânime, os ministros autorizaram a inclusão das parcelas vencidas durante o processo de execução, mesmo quando realizado pelo rito da penhora.

há 7 meses

Desenvolvimento do Caso:

No caso em análise, o tribunal estadual argumentou que a inclusão das parcelas vencidas durante a execução de alimentos era prerrogativa exclusiva do rito da prisão do devedor. No entanto, o STJ elaborou uma interpretação mais abrangente. O relator do processo no STJ, o ministro Antonio Carlos Ferreira, destacou a falta de previsão legal específica para essa inclusão no rito da penhora. Contudo, ele defendeu uma interpretação lógico-sistemática da norma, argumentando que limita essa possibilidade ao rito da prisão seria prejudicial ao devedor, impondo-lhe uma deliberação mais severa.

O ministro também enfatizou que a necessidade de ajudar novas ações a cada parcela não poderia sobrecarregar ainda mais o sistema judiciário. Diante disso, a aplicação da analogia entre os ritos da prisão e da penhora se revela uma alternativa eficaz, permitindo a inclusão das parcelas vencidas no decorrer do processo de execução de alimentos.

Aspectos Legais:

A decisão do STJ, ao ampliar a possibilidade de inclusão das parcelas vencidas ao rito da pena, levou em consideração princípios fundamentais do direito processual. Ao evitar a supervisão de novos processos com base na mesma relação jurídica, respeitou-se o princípio da economia processual. Além disso, ao adotar uma ampla interpretação da legislação vigente, o tribunal promoveu a efetividade e a celeridade da Justiça, princípios essenciais para o adequado funcionamento do sistema judicial.

Conclusão:

A decisão da Quarta Turma do STJ representa um avanço significativo no campo do direito processual, especialmente no que diz respeito à execução de alimentos. Ao permitir a inclusão das parcelas vencidas no curso do processo, independentemente do rito utilizado, o tribunal contribuiu para a simplificação e agilização dos procedimentos judiciais. Esta interpretação ampla e ponderada da lei não atende apenas às necessidades dos credores, mas também garante um tratamento equitativo aos desenvolvedores, fortalecendo, assim, a confiança no sistema judiciário brasileiro.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/27102023-Execucao-de-alimento...

  • Sobre o autorDetetive Particular & Advogado
  • Publicações45
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-estabelece-precedente-crucial-parcelas-de-alimentos-vencidas-podem-ser-incluidas-no-processo-de-execucao/2026043888

Informações relacionadas

Rogério Silva, Advogado
Notíciashá 7 meses

STF começa a julgar validade da exigência de separação prévia para efetivar divórcio

SUED SANTA RITA, Advogado
Notíciashá 7 meses

STJ Out23 - Dosimetria Irregular - Motivos: ganância e Lucro fácil são intrínsecos ao tipo - Lei de Drogas - Ordem concedida de ofício.

Lei Federal 14.365/2022 : 10 conquistas dos advogados !

STJ: A incidência de insignificância não é garantida pela restituição do bem.

Para a Terceira Turma do STJ o valor muito baixo não autoriza Justiça a extinguir execução de honorários devidos à Defensoria Pública

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)