Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

STJ: invalida provas obtidas em busca e apreensão na casa errada

Publicado por Cássio Duarte
há 6 meses

As provas obtidas ao cumprir mandado de busca e apreensão no endereço errado são inválidas, ainda que a diligência tenha encontrado drogas e apetrechos usados para o tráfico de entorpecentes, delito permanente.

Com esse entendimento, o ministro Rogerio Schietti, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu a ordem em Habeas Corpus para reconhecer a ilicitude das provas obtidas pela Polícia Militar do Espírito Santo e determinar o trancamento de uma ação penal.

Os policiais tinham autorização para busca e apreensão em um endereço identificado na decisão judicial, cuja característica era de ter portão da casa azul. No local, acabaram cumprindo a diligência na residência vizinha, com portão de cor cinza.

O boletim de ocorrência narra como os moradores tentaram resistir à invasão dos policiais, que em revista encontraram drogas e petrechos. Relator, o ministro Rogerio Schietti deu razão ao pedido, em decisão monocrática. Apontou que o erro no endereço invalida a diligência e, por conseguinte, tudo o que dela se colheu, pela aplicação da Teoria dos Frutos da Árvore Envenenada.

“Considero que foi ilícito o ingresso na moradia do acusado, em violação da norma constitucional que consagra direito fundamental à inviolabilidade do domicílio, o que torna imprestável, no caso concreto, a prova ilicitamente obtida com base nessa diligência e, por conseguinte, todos os atos dela decorrentes”, disse.

HC 863.431

Fonte: conjur

  • Publicações529
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-invalida-provas-obtidas-em-busca-e-apreensao-na-casa-errada/2067765700

Informações relacionadas

Allan Fernandes Costa, Advogado
Notíciashá 6 meses

PM da Reserva consegue isenção de Imposto de Renda por lesão do serviço, após Decisão do TJ-SP.

Wander Fernandes, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF discute se casar após 70 anos obriga regime de separação de bens.

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 6 meses

Mãe consegue na justiça direito à prioridade em tele trabalho

PARIZOTTO ADVOGADOS, Advogado
Notíciashá 6 meses

Coordenador com Burnout dispensado injustamente será indenizado em R$ 15 mil

Suspeito diz à polícia que perfurações na vítima eram para uma traqueostomia: ‘ela não conseguia respirar’

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)