Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    STJ nega habeas corpus a manifestante detido em ato na Paulista

    Publicado por Última Instância
    há 10 anos

    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) indeferiu liminarmente o pedido de habeas corpus impetrado pela DP-SP (Defensoria Pública do Estado de São Paulo) em favor de Rafael Marques Lusvarghi, preso na semana passada, na avenida Paulista, em São Paulo, durante manifestação contra a Copa do Mundo. A decisão foi da desembargadora convocada Marilza Maynard.

    Foto: Oswaldo Corneti/Fotos Públicas Ato na Paulista depois da prisão dos manifestantes; entre as palavras de ordem, 'ditadura, não'

    Rafael foi acusado com base nos artigos 286 288 329 (resistência) e 330 (desacato) do Código Penal, tendo a prisão em flagrante sido convertida em preventiva. A Defensoria alegou no STJ que a conversão do flagrante foi feita fora do prazo legal, que não houve fundamentação adequada no decreto de prisão e que a medida foi desproporcional. Pediu ainda que os efeitos da decisão também beneficiassem Fábio Hideki Harano, estudante e funcionário da USP (Universidade de São Paulo) detido no mesmo ato, e acusado pelos mesmos crimes.

    A desembargadora não acolheu os argumentos. Seg...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-nega-habeas-corpus-a-manifestante-detido-em-ato-na-paulista/212537814

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)