Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

STJ veta condenação de médico a restituir valor E arcar com nova cirurgia 😬

Condenação a indenização e nova cirurgia gera enriquecimento ilícito?

Publicado por Silvimar Charlles
há 2 anos

E aí pessoal! Tudo certinho?

Na hipótese em que uma cirurgia médica NÃO atingir o resultado prometido, a condenação do médico a restituir o valor pago E a arcar com os custos de uma nova operação causa ENRIQUECIMENTO ILÍCITO do consumidor. Tratam-se de pedidos INCOMPATÍVEIS entre si.

Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deu parcial provimento ao recurso especial ajuizado por um médico condenado por ter cometido erros em procedimento estético, o que fez com que os resultados prometidos não fossem alcançados.

A consumidora, então, ajuizou ação de indenização por danos morais e materiais. As instâncias ordinárias concluíram por condenar o médico a REEMBOLSAR valores gastos por ela na operação, além de PAGAR novo procedimento, a ser feito por médico escolhido pela autora da ação.

Ao STJ, o médico alegou que a CUMULAÇÃO dessas condenações gera enriquecimento ilícito da consumidora, já que qualquer uma delas, isoladamente, bastaria para recompor o dano material sofrido. Relatora, a ministra Nancy Andrighi deu razão ao recorrente.

Explicou que, quando o resultado prometido pelo cirurgião NÃO é atingido, configura-se o o INADIMPLEMENTO CONTRATUAL. Se este for considerado absoluto, o Código Civil prevê a devolução do pagamento ou exigir o cumprimento específico da obrigação ajustada.

Para a ministra Nancy Andrighi, essas duas hipóteses são incompatíveis entre si. Ou o consumidor mantém o dinheiro investido e finalmente recebe pelo que pagou; ou tem de volta o valor pago, mas fica sem a contraprestação prometida.

"A cumulação das condenações tal qual determinado pelo Tribunal local acarretaria, consoante considerações supramencionadas, enriquecimento ilícito da recorrida, pois lhe permitiria obter a prestação (cirurgia plástica estética), sem o pagamento de contraprestação, rompendo-se o sinalagma contratual",

Como a consumidora não manifestou preferência entre os pedidos, a ministra Nancy concluiu que melhor será privilegiar a devolução do dinheiro, pois assim ela estará livre para buscar nova operação de forma mais célere. A votação foi UNÂNIME.

Decisão na íntegra AQUI 👈👈👈

FONTE: conjur.com

E aí pessoal? Qual a opinião de vocês? COMENTEM 😜

O tema é relevante e merece debate? RECOMENDEM 👍

Um forte abraço e até a próxima 🙋‍♂️

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações169
  • Seguidores300
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-veta-condenacao-de-medico-a-restituir-valor-e-arcar-com-nova-cirurgia/1643024858

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Concordo plenamente que arcar com os custos TOTAIS de uma nova cirurgia, mesmo que seja com outro cirurgião, apenas isso...É justo. continuar lendo