Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Técnico de enfermagem proibido de sair de hospital no INTERVALO será indenizado em R$ 4 mil!

Publicado por Isabella Alves
há 11 meses

Um técnico de enfermagem da Pronil Casa de Saúde e Pronto Socorro Infantil Ltda, de Nilópolis (RJ), deverá receber indenização porque era impedido de deixar o hospital no intervalo para descanso e alimentação. Ao rejeitar o exame do recurso de revista da empresa, a Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) concluiu que a conduta da empresa fere o direito à liberdade de locomoção e extrapola o poder diretivo da empregadora.

O técnico trabalhava das 19h às 7h, em jornadas de 12h x 36h. Na reclamação trabalhista, ele disse que o hospital não oferecia local adequado para os empregados dormirem e nem os autorizava a deixarem o local de trabalho nos intervalos, que duravam uma hora. Eles tinham que descansar no almoxarifado sobre papelões colocados diretamente no chão.

Por sua vez, o hospital alegou que não tinha a obrigação de fornecer ambiente para os funcionários dormirem e negou que eles fossem impedidos de deixar o hospital.

Com base em depoimento de testemunha, o juízo da 1ª Vara do Trabalho de Nilópolis considerou comprovado que a coordenadora proibia o pessoal de enfermagem de sair do local nos intervalos, conduta que ofende o direito à livre locomoção e viola a dignidade do trabalhador. Com isso, condenou o hospital ao pagamento de R$ 4 mil a título de indenização. A sentença foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ).

Ao TST, a Pronil insistiu que não havia impedimento à saída dos empregados, mas apenas uma orientação nesse sentido por questão de segurança - já que a região em que o hospital está localizado é área de risco, uma localidade altamente perigosa e tomada pela criminalidade”.

Para o relator do agravo pelo qual a Pronil pretendia rediscutir o caso, ministro José Roberto Pimenta, a conduta de proibir os empregados de sair do local de trabalho durante o intervalo intrajornada indubitavelmente fere seu direito à liberdade de locomoção”, além de extrapolar seu poder diretivo.

A decisão foi unânime.

A intenção desse artigo é levar conhecimento jurídico para as pessoas, pois muitos desconhecem seus direitos. Por isso se você gostou ou essa informação foi útil para você clique em "Curtir o artigo" e compartilhe nas redes sociais para que essa relevante informação chegue a outras pessoas. Você também poderá fazer comentários ou indicar temas para novos artigos logo abaixo.

Processo: AIRR-101786-94.2017.5.01.0501

Fonte:

Técnico de enfermagem proibido de sair de hospital no intervalo deverá ser indenizado. Site Direito News. Publicado em: 20 de março de 2023. Disponível em: https://www.direitonews.com.br/2023/03/tecnico-enfermagem-proibido-sair-hospital-intervalo-indenizado.html Acesso em: 30/03/2023.


#direitodotrabalho #direitotrabalhista #trabalhista #dignidadehumana #tst #trt1 #intervalointrajornada #intervalodedescanso #proibidodesairdohospital #liberdadedelocomocao #indenizacao #advogado #escritoriodeadvocacia #advocacia #direito #advogado #adogadoonline #advocacia #macarioebarcelosadvocacia #fabianomacarioadvogado #isabellacristinaadvogada #fatimabarcelosadvogada #atendimentonline #escritoriovirtual #advogadoonline #advogadovirtual

  • Publicações153
  • Seguidores47
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações83
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tecnico-de-enfermagem-proibido-de-sair-de-hospital-no-intervalo-sera-indenizado-em-r-4-mil/1842202248

Informações relacionadas

Priscila Calisto, Advogado
Notíciashá 11 meses

O racismo nos campos de futebol

Isabella Alves, Advogado
Notíciashá 11 meses

NISSAN KICKS tem casos de quebra do eixo traseiro e prejuízo aos donos. O que fazer?

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 11 meses

STF e TST assinam acordo para compartilhar informações sobre demandas repetitivas

Raphael Luque, Advogado
Notíciashá 11 meses

Tribunal Regional da 4a Região reconhece incapacidade permanente de segurada especial rural

Isabella Alves, Advogado
Notíciashá 11 meses

Banco é condenado a ressarcir vítima de sequestro relâmpago!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)