Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024

TJBA - Dano moral reconhecido a cliente pelo corte do abastecimento de água

A suspensão do fornecimento de serviço essencial sem aviso de corte com antecedência mínima de 30 dias gera dano moral indenizável.

Publicado por Aline Carneiro
há 5 anos

Dano moral foi reconhecido a uma cliente da Embasa em razão da suspensão do fornecimento do serviço de água sem notificação anterior ao corte. A empresa é responsável pela concessão de serviços de saneamento básico de quase todo o estado da Bahia. A indenização foi fixada em R$ 3 mil.

O PROCESSO

A cliente ingressou na Justiça informando que a empresa efetuou o corte do abastecimento de água em sua residência mesmo com as contas pagas, contudo, encontrou dificuldade em fazer prova de pagamento relativo ao mês que motivou a suspensão.

Em sua defesa, a demandada alegou a legalidade da suspensão, vez que a autora encontrava-se inadimplente.

A SUSPENSÃO DO SERVIÇO ESSENCIAL E A EXIGÊNCIA LEGAL DA NOTIFICAÇÃO PRÉVIA

A empresa não demonstrou nos autos que enviou à demandante a notificação do aviso de corte, com antecedência mínima de 30 dias, em conformidade a lei 11.445/07, que dispõe sobre as diretrizes de saneamento básico.

O juiz de direito JOÃO PAULO GUIMARÃES NETO na decisão dos autor nº 0003288-88.2018.8.05.0137 , entendeu que “O texto padronizado inserto no rodapé das faturas normais não substitui o aviso especifico e prévio à suspensão do fornecimento do serviço essencial, informando a respeito das condições do corte, ainda que na fatura seja feita referência a débitos anteriores em aberto”.

Considerou ainda que “Para que possa cumprir fielmente o preceito legal, é indispensável que se trate de aviso autônomo, enviado independentemente das faturas ordinárias, justamente para que sua mera recepção já seja motivo de alerta e destaque”.

A empresa recorreu da decisão.

(Fonte: TJ-BA)

  • Sobre o autorResolvo problemas de consumo.
  • Publicações9
  • Seguidores53
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações234
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjba-dano-moral-reconhecido-a-cliente-pelo-corte-do-abastecimento-de-agua/656585073

Informações relacionadas

Andre Antunes, Advogado
Notíciashá 4 anos

Ministro afasta dano moral a consumidor que teve por base teoria do desvio produtivo

Direito Legal
Notíciashá 11 anos

Juiza Licia Pinto Fragoso Modesto condena Embasa em R$10 Mil por danos morais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)