Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

TJSP condena banco a indenizar consumidora por empréstimo indevido

Cliente não autorizou e não conseguiu cancelar contrato

Publicado por Karoline Barbeiro
há 2 anos

Consta nos autos que a autora entrou em contato telefônico com a instituição em decorrência de um bloqueio de cartão de crédito, fornecendo alguns dados pessoais.

Posteriormente, a requerente foi surpreendida com um depósito em sua conta corrente referente a um empréstimo que não havia solicitado.

De acordo com o colegiado, uma vez que o contrato firmado eletronicamente (tenha sido contestado judicialmente pela cliente, caberia ao réu provar sua autenticidade - o que não aconteceu.

“Incumbia ao banco, nesse quadro, apresentar a gravação do diálogo que antecedeu a contratação do empréstimo, pois é nesse ponto que reside a controvérsia, pois a autora/apelante, além de negar a intenção de contratar o empréstimo, informa que travou diálogo totalmente distinto, a respeito de suposto bloqueio de cartão de crédito, e assim teria sido ludibriada pelos prepostos do réu”, salientou o juiz relator do recurso.

Assim, o empréstimo foi anulado e o banco condenado a indenizar cliente em R$ 15 mil por danos morais e ainda foi determinado o cancelamento da negativação do nome da autora da ação.

Além da indenização, o banco foi condenado ao pagamento de multa por ato atentatório à jurisdição, uma vez que negativou o nome da autora antes do trânsito em julgado do processo, contrariando determinação expressa da sentença de primeiro grau.

Para apuração do ocorrido no âmbito penal foi expedido ofício ao Ministério Público e, com o escopo de proteção ao consumidor em geral, também para a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Fonte: Comunicação Social TJSP


  • Sobre o autorAdvogada consumidor | Correspondente Jurídico | Advocacia peticionante (apoio)
  • Publicações81
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-condena-banco-a-indenizar-consumidora-por-emprestimo-indevido/1644199675

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJMG - Ação de Reparação de Danos Morais e Materiais -Acidente de Trânsito - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

4 - A jurisprudência, dominante ou sumulada, como elemento de contenção do afluxo excessivo de recursos aos tribunais superiores: a chamada jurisprudência defensiva

Banco é condenado por empréstimo indevido a idosa

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)