Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP - Condenado por furtar câmera de segurança tem sentença reformada

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A 5ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou a sentença que condenou um técnico em eletrônica por furto. O crime aconteceu em março de 2010, na cidade de Marília.

    De acordo com o Ministério Público, o acusado foi até o local dos fatos, onde funciona um salão de cabeleireiro, escalou o muro lateral da loja vizinha para ter acesso à câmera de vídeo do circuito de vigilância, na parte externa do imóvel. Retirou a câmera do suporte e a subtraiu, fugindo do local.

    Interrogado em Juízo, o acusado admitiu a autoria do crime e disse que vendeu o aparelho para adquirir drogas.

    A sentença, entendendo não haver prova da qualificadora, e considerando a primariedade e confissão do acusado, reconheceu a forma privilegiada do delito. “Diante da falta de provas quanto à qualificadora da escalada, tenho por possível a desclassificação para o furto privilegiado previsto no art. 155, § 2º, do Código Penal, bastando-lhe a pena pecuniária de dez dias multa no valor unitário de um trigésimo do salário mínimo em vigor na data do fato e a indenização da vítima no valor de R$ 99, nos termos do artigo 387, IV, do Código de Processo Penal

    Insatisfeito, recorreu da decisão sustentando que a hipótese autoriza o reconhecimento do princípio de insignificância, dada a ausência de lesividade ao patrimônio da vítima.

    Para o relator do processo, desembargador Pinheiro Franco, a hipótese de absolvição é afastada porque não é caso de reconhecimento de crime de bagatela, já que o bem tinha valor econômico razoável. “O legislador estabeleceu, para casos dessa natureza, o privilégio, reconhecido na sentença. A pena foi estabelecida de modo que nada há a reparar, mas a indenização em favor da vítima deve ser afastada, porque o tema não foi debatido na instrução”, concluiu.

    Os desembargadores Sérgio Ribas e Juvenal Duarte também participaram do julgamento e acompanharam o voto do relator.

    Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-condenado-por-furtar-camera-de-seguranca-tem-sentenca-reformada/3051766

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)