Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Trancado inquérito que tramitava há dez anos sem conclusão

TJ/PE considerou indevida a dilação do prazo para investigação e denúncia

há 10 anos

A 2ª câmara Criminal do TJ/PE, em decisão unânime, concedeu HC para trancar inquérito policial que teve início há mais de nove anos e não foi concluído. De acordo com a decisão, muitas vezes, os prazos de conclusão do inquérito podem ser dilatados, entretanto, tal não se aplica ao caso em exame, no qual, após quase dez anos do indiciamento do paciente, a investigação policial não foi concluída.

O HC foi impetrado pelos advogados Pedro Avelino de Andrade, Leonardo Quercia Barros e Célio Avelino de Andrade, do Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade, em defesa de um dos indiciados no inquérito por receptação. De acordo com eles, em 2005, o MP pediu diligências à delegacia de origem, a fim de que alguns pontos fossem devidamente esclarecidos antes do oferecimento da denúncia, no entanto, o pedido até hoje não foi cumprido pela autoridade policial.

A defesa informou que, até o presente momento, após terem se passado quase dez anos da data do indiciamento, tal procedimento não foi devidamente concluído nem os autos foram devolvidos ao Poder Judiciário. "Excesso de prazo para conclusão do inquérito configura notório constrangimento ilegal ao paciente, o qual possuía investigação em curso, a qual não tem a mínima previsão para ser finalizada."

Segundo o relator, desembargador Antonio de Melo e Lima, ficou demonstrada a dilação indevida do prazo para que o paciente fosse investigado e denunciado pela suposta prática do delito de receptação qualificada.

O colegiado estendeu, de ofício, a ordem concedida aos demais investigados.

Processo: 0007767-56.2014.8.17.0000

Confira a decisão.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI209270,21048-Trancado+inquerito+que+tramitava+ha+dez+anos+se...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores977
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações237
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trancado-inquerito-que-tramitava-ha-dez-anos-sem-conclusao/145200064

Informações relacionadas

Exceção de Pré-Executividade - TJSP - Ação Iptu/ Imposto Predial e Territorial Urbano - Execução Fiscal

Artigoshá 4 anos

Inquérito policial e sua relação com as garantias fundamentais

Petição Inicial - TJSP - Ação de Repetição de Indébito Iptu de 2010 Extinto pela Prescrição - Procedimento do Juizado Especial Cível

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isto é a morosidade da justiça; Brasileira. continuar lendo

Mas este problema não tem nada a ver com a Justiça, mas com a Polícia Civil. continuar lendo

Saiba calar quando não souber!!! continuar lendo

Infelizmente, só vi a resposta neste momento.
Não entendi quem não sabe? Ou será que tem pessoas que não sabem a diferença entre o Poder Judiciário e Polícia Civil, local onde ficou parada a investigação por quase dez anos. continuar lendo

Excesso de prazo configura constrangimento ao paciente. Falta de investigações configura desrespeito com a sociedade como um todo.

Acho que o segundo item ganha em importância. continuar lendo

E ninguém foi responsabilizado!? continuar lendo