Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRF mantém condenação de acusada do crime de estelionato previdenciário

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    Por unanimidade, a Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve sentença, prolatada pelo Juízo Federal da Vara Única da Subseção Judiciária de Barreiras/BA, que condenou uma mulher acusada de praticar crime de estelionato previdenciário.

    Segundo consta nos autos, no período de novembro de 2008 a janeiro de 2010 a ré, de maneira consciente, obteve para si os valores do beneficio previdenciário que eram devidos ao seu filho falecido, segurado da previdência social, por meio de saques realizados com o cartão magnético do falecido.

    Em suas alegações recursais, a apelante sustenta que cometeu o delito devido à sua condição financeira e que o óbito de seu filho gerou despesas para custeio do funeral e de demais procedimentos e, então, ela precisou utilizar-se dos valores depositados. Argumentou que só tomou conhecimento da ilegalidade dos saques efetuados quando foi intimada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a devolver as parcelas sacadas após o falecimento de seu filho, não tendo agido com dolo, e, sim, em erro da proibição (art. 21 do CP), razão pela qual pugna pela sua absolvição.

    Em seu voto, a relatora, juíza federal convocada Rosimayre Gonçalves de Carvalho, esclareceu que a denunciada tinha conhecimento da ilicitude do fato, conforme consta no interrogatório em fase policial e em interrogatório em Juízo, no qual a acusada afirmou que tinha conhecimento de que o valor pago pelo INSS era destinado ao beneficiário. Ressaltou a magistrada que, no caso, o crime de estelionato previdenciário, previsto no art. 171, § 3º, do Código Penal, ficou configurado e que a baixa renda não pode ser usada como motivo para cometimento de delitos.

    Assim sendo, o Colegiado, nos termos do voto da relatora, negou provimento à apelação.

    Processo nº: 0002174-79.2012.4.01.3303/BA

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações307
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-mantem-condenacao-de-acusada-do-crime-de-estelionato-previdenciario/478141384

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJMG - Ação Queixa-Crime com Fundamento no Art. 30 do Código de Processo Penal, na Lei 13.964/16, Conhecida como Lei Anticrime, ainda - [Criminal] Representação Criminal/Notícia de Crime

    Defesa Advogado Estelionato

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)