Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRF1 nega mandado de segurança que questionava licitação em parcelas do DNIT

    há 16 anos

    O cálculo de exeqüibilidade de licitações de obras e serviços divididas em parcelas, tal como prevê o artigo 23 , , da Lei 8.666 /93, deve levar em conta o valor total das parcelas, não podendo esse cálculo ser aplicado a cada uma separadamente. Foi o que entendeu, em julgamento, a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região na última segunda-feira (16).

    O TRF julgou mandado de segurança movido por uma construtora desclassificada em licitação do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT), realizada em 2004, contra decisão da 2ª Vara Federal do Distrito Federal.

    No certame, o DNIT ofereceu aos licitantes a possibilidade de apresentação de duas propostas para a realização da obra: uma proposta principal por preço global, e outra, alternativa, dividida em três lotes.

    A apelante alegou que o preço oferecido na proposta apresentada pela licitante vencedora para o segundo lote da obra era inexeqüível, e esta não teria condições técnicas para cumprir as exigências do edital.

    Ao negar o pedido de apelação, o relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, acompanhou o julgamento do juízo da Seção Judiciária do Distrito Federal, o qual considerou que o cálculo da exeqüibilidade, previsto no artigo 48 , , da Lei 8.666 /93, para licitações em parcelas, deveria ser calculado com base na soma das propostas apresentadas para a realização de cada uma delas, e não individualmente, como queria a construtora apelante. "A proposta alternativa deve ser avaliada como um todo", concluiu o desembargador.

    AMS

    -9

    www.trf1.gov.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf1-nega-mandado-de-seguranca-que-questionava-licitacao-em-parcelas-do-dnit/33278

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)