Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

TRT/DF - 3ª Turma reconhece vínculo empregatício de manicure

A Terceira Turma do TRT-10ª Região manteve condenação que reconheceu o vínculo de emprego entre manicure, salão de beleza e comércio varejista de artigos de beleza, em função da ligação entre as partes ser caracterizada pela relação de emprego. A Turma admitiu ainda o direito da profissional receber horas extras, pois como estava sujeita ao cumprimento de horário, ficou provado que ela não gozava integralmente o intervalo entre a jornada de trabalho. Por fim, os desembargadores entenderam ser devida indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil, visto que a manicure foi impedida de usufruir a licença maternidade, ao retornar para o trabalho aproximadamente um mês após o parto, acompanhada do bebê.

O relator no processo, desembargador do trabalho Douglas Alencar Rodrigues, afirmou que a manicure não detinha poder de mando, inerente à condição de sócia, sendo tratada como qualquer outra manicure do estabelecimento, e que o fato de ela poder vender produtos de beleza no salão não seria elemento capaz de descaracterizar a relação de emprego. O magistrado destacou que o contexto dos autos revela que houve violação das regras de proteção à maternidade direito social consagrado no artigo da Constituição Federal.

Processo nº 1143-2011-013-10-00-1 RO

  • Publicações30288
  • Seguidores632701
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-df-3-turma-reconhece-vinculo-empregaticio-de-manicure/100031824

Informações relacionadas

Tribunal Superior do Trabalho
Notíciashá 9 anos

TST mantém decisão que reconheceu vínculo trabalhista entre manicure e salão

Thomaz Henrique Róz, Advogado
Notíciashá 3 anos

Manicure obtém vínculo empregatício com salão de beleza

Fernando Araujo, Advogado
Artigoshá 9 anos

TST mantém decisão que reconheceu vínculo trabalhista entre manicure e salão

Danielli Xavier Freitas, Advogado
Notíciashá 10 anos

Atestado médico falso enseja justa causa

Âmbito Jurídico
Notíciashá 9 anos

Manicure tem vínculo de emprego reconhecido com Salão de Beleza

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)