Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Tutela de urgência libera consumidor de pagar taxas de condomínio e IPTU até análise de mérito de ação

há 2 anos


A juíza Simone Monteiro, da 2ª Vara Cível de Goiânia, concedeu tutela provisória que libera um consumidor adquirente de unidade em incorporação imobiliária de pagar despesas de taxa de condomínio e IPTU. Além disso, determinou que a incorporadora abstenha de efetuar cobranças de parcelas do contrato até a decisão de mérito.

Segundo explicaram os advogados Luiz Antônio Lorena e Carlos Eduardo Vinaud, do escritório Lorena & Vinaud Advogados, o consumidor busca a resolução contratual por culpa exclusiva da incorporadora. Isso em razão de atraso injustificado na averbação do habite-se e individualização das matrículas autônomas.

Segundo salientaram, essa situação impediu o consumidor adquirente de obter o financiamento bancário e, consequentemente, a entrega das chaves. Além disso, gerou o atraso da entrega do imóvel além do prazo de tolerância.

Observaram que, em que pese o atraso pela empresa na entrega da documentação necessária para obtenção do financiamento bancário, ela impôs o reajuste do saldo devedor a partir do habite-se.

Isso com atualização mensal pelo de IGP-M e juros de 1%, o que implicaria maior ganho para a incorporadora, em razão de sua própria inércia, e prejuízo para o adquirente. Ressaltaram que, antes mesmo da entrega das chaves, foi repassada a responsabilidade pelo pagamento da taxa de condomínio da unidade imobiliária autônoma.

Ao analisar o pedido, a magistrada esclareceu que a rescisão do contrato firmado entre as partes apenas será analisada após o contraditório e com a devida instrução do feito. Disse, que, embora a simples discussão acerca do contrato firmado entre as partes não seja o suficiente para afastar os efeitos da mora, no caso de rescisão contratual, afigura-se razoável a suspensão de cobranças advindas do contrato pactuado. Isso diante a futura extinção do contrato.

Salientou, aliás, que esse tem sido o entendimento do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). No sentido de que, na demanda que se busca a rescisão de contrato de promessa de compra e venda de imóvel, sob alegação de descumprimento do pacto e lesão aos direitos do consumidor é cabível a antecipação da tutela para suspender o pagamento das parcelas vincendas.

Fonte: Rota Jurídica

  • Sobre o autorSoluções Jurídicas nas áreas de Direito Imobiliário e Contratos
  • Publicações47
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações115
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tutela-de-urgencia-libera-consumidor-de-pagar-taxas-de-condominio-e-iptu-ate-analise-de-merito-de-acao/1366714852

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Devolução de Valores em Razão de Rescisão Contratual com Pedido de Tutela Antecipada - Procedimento Comum Cível

Petição Inicial - TJSC - Ação de Rescisão Contratual Cumulado com Consignação em Pagamento - Procedimento Comum Cível - de Isaleo Empreendimentos Imobiliarios

Petição Inicial - TJMT - Ação de Rescisão Contratual c/c Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível

Janaína Novais, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação de rescisão contratual c/c devolução de quantias pagas

Petição Inicial - TJSP - Ação Rescisão Contratual e Restituição de Importâncias Pagas com Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra Momentum Empreendimentos Imobiliários

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)