Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Vaga de Garagem com Matrícula Própria pode ser Penhorada

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 8 meses

A 3ª Turma do TRT da 2ª Região reformou em parte uma decisão que determinou a penhora do apartamento de um devedor trabalhista. Embora tenha reconhecido que o executado, sócio de uma reclamada, comprovou que seu imóvel é um bem de família, os desembargadores mantiveram a penhora da vaga de garagem, já que ela tem matrícula própria.

Segundo o acórdão que decidiu agravo de petição, o sócio conseguiu comprovar, nos autos, que residia no imóvel com ânimo definitivo com os familiares. Dessa forma, o apartamento foi declarado como bem de família e, portanto, impenhorável.

Apesar disso, foi mantida a penhora da vaga de garagem, com base na Súmula nº 449 do STJ, cujo texto expressa a penhorabilidade da unidade autônoma de estacionamento que tenha matrícula própria.

“Contudo, para que não haja violação ao art. 1331 do Código Civil, determina-se que a hasta pública seja restrita a condôminos, devendo constar do edital tal restrição”, afirmou a desembargadora Rosana de Almeida Buono. O dispositivo legal veda a alienação de vagas de garagem a pessoas estranhas ao condomínio.

(Processo nº 0001076-42.2012.5.02.0201)

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores578
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vaga-de-garagem-com-matricula-propria-pode-ser-penhorada/1952058853

Informações relacionadas

Marcelo Sarmento, Advogado
Notíciashá 8 meses

O plano de saúde deve custear o medicamento off-label, ou utilizado em caráter experimental, que é imprescindível à conservação da vida e saúde do beneficiário.

Miguel Caparelli, Advogado
Notíciashá 8 meses

TJ/MG anula cláusula de garantia e declara impenhorável imóvel rural

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Notíciashá 9 meses

Cabe penhora de bem de família para quitar aluguel entre ex-cônjuges

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 9 meses

Fundos de Investimento - Alterações.

Ricky Alencar, Advogado
Notíciashá 8 meses

Município deve fornecer medicamento que não consta na lista do SUS

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)