Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Vaga de garagem pode ser penhorada para pagar dívida trabalhista, diz TST

Publicado por Enviar Soluções
há 2 meses

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho afastou a penhora de um apartamento próximo à orla de Balneário Camboriú (SC) que, por ser o único imóvel da família da devedora, é impenhorável. No entanto, o colegiado não estendeu a mesma proteção à vaga de garagem do imóvel. De acordo com a Turma, a jurisprudência do TST é de que a vaga de garagem com matrícula própria não é considerada bem de família, logo, pode ser penhorada.

Anulação de arrematação

O apartamento e a vaga pertencem à sócia de uma empresa e foram arrematados por R$ 687 mil por outra empresa na fase de execução de uma ação trabalhista trabalhista. Ao recorrer da arrematação, ela argumentou que mora com a filha no apartamento desde 2014, e esse seria seu único imóvel. Por se tratar de bem de família (destinado à residência familiar), seria impenhorável.

Residência após a citação

As instâncias inferiores da Justiça do Trabalho do Paraná não reconheceram a condição de bem de família do imóvel. O entendimento foi de que a sócia não comprovou que residia no apartamento na época da primeira tentativa de citação pelo oficial de justiça.

Essa seria uma condição necessária para a reconhecer a impenhorabilidade do imóvel. Como ela teria se mudado para o apartamento após a citação no processo, a conclusão foi de que a arrematação do apartamento em leilão era regular.

Único imóvel

No TST, a proprietária contestou a exigência de residir no imóvel antes da ação judicial para sua proteção como bem de família. A relatora do caso, ministra Liana Chaib, concordou com esse argumento, destacando a falta desse requisito na lei. Ela enfatizou que a parte contrária deveria ter indicado outros imóveis da sócia, o que não ocorreu.

Portanto, como ficou evidenciado que ela de fato vive no local e não tem outros imóveis, a arrematação foi invalidada.

Vaga de garagem

Contudo, ficou mantida a possibilidade de arrematação da vaga de garagem situada no mesmo edifício, que tem matrícula individualizada no Registro de Imóveis. Chaib ressaltou que a jurisprudência consolidada do TST é de que, nesse caso, a vaga não pode ser considerada bem de família.

A decisão foi unânime.

Fonte: @tstjus

📰 Veja também:

➡️ Argumentação Jurídica: 4 práticas indispensáveis

➡️ Beneficiária de justiça gratuita que falta a audiência sem justificativa deve pagar custas

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações823
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vaga-de-garagem-pode-ser-penhorada-para-pagar-divida-trabalhista-diz-tst/2195588018

Informações relacionadas

Wander Fernandes, Advogado
Artigoshá 2 meses

Herdeiros coproprietários respondem solidariamente por dívida condominial, mesmo além do quinhão hereditário

Tatiane Rodrigues Coelho, Advogado
Artigoshá 2 meses

Como está a questão da cobrança do ITBI pelo valor venal de referência em 2024?

Rodrigo Guerin, Advogado
Artigoshá 2 meses

O que pode ser inspecionado durante uma blitz policial?

STJ: A tentativa de furto de 8 shampoos é considerada atípica

Amanda Fonseca Perrut, Advogado
Notíciashá 2 meses

A recusa de tratamento para autistas é objeto da maioria das ações judiciais contra planos de saúde em São Paulo

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que interessante continuar lendo

Como fica a situação do condomínio se um estranho arrematar essa vaga? Será que a Justiça do Trabalho pensou nisso? continuar lendo

Aberração da Justiça continuar lendo

Um locatário pode arrematar uma vaga extra sem qualquer problemas e depois deixar de morar no prédio, é um bem "espaço físico" que só poderá ser utilizado caso resida no local, mas pode ser alugado para moradores, não vejo problema quanto a isso. continuar lendo