Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Vendedor não pode ter comissão reduzida por vendas canceladas ou inadimplência de compradores.

Publicado por Campagnoli Advocacia
há 6 meses

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou sentença que condenou a empresa de telecomunicações Oi a devolver a um dos vendedores comissões que foram descontadas em virtude da inadimplência de compradores.

Em recurso, a firma resistiu à decisão, negando a existência de qualquer irregularidade ou desconto nos pagamentos. No entanto, na fase de produção de provas, admitiu que o método de remuneração variável estava estabelecido em norma interna da companhia, avaliando que o comissionamento poderia ser descontado caso não houvesse plena do negócio do cliente com a empresa.

“Tal procedimento, no entanto, não pode ser admitido, uma vez que a relação laboral, conforme dispõe o art. da CLT, é orientada pelo princípio da alteridade, que obsta o empregador repassar os riscos da atividade ao empregado”, afirma o desembargador-relator do acórdão Paulo Eduardo Vieira de Oliveira.

Outro fundamento legal é o artigo 466 da Consolidação das Leis do Trabalho, segundo o qual as comissões são devidas após finalizada a transação a que se referem, o que ocorre quando o cliente termina a negociação.

As conclusões são amparadas pela jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, que tem decidido pela ilicitude do estorno de comissões, mesmo diante da inadimplência do comprador ou do cancelamento do negócio.

Com a decisão, a empresa terá de ressarcir os descontos, acrescidos de reflexos em aviso prévio, 13º salários, férias com 1/3 e FGTS com 40%.

Fonte: TRT 2.

#campagnoliadvocacia #noticiasjuridicas #escritoriodeadvocacia #advogada #advocacia #facebook #instagram #linkedin #campjus #g1 #advogado #direito #comissoes #desconto #estorno #direitodotrabalho #trabalhista #trt2

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultória Jurídica
  • Publicações193
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vendedor-nao-pode-ter-comissao-reduzida-por-vendas-canceladas-ou-inadimplencia-de-compradores/2055285566

Informações relacionadas

Junco Advogados, Advogado
Notíciashá 6 meses

INSS dispensa perícia médica na aposentadoria especial para facilitar liberação do benefício -

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 6 meses

Decisão do STJ proíbe Airbnb em condomínios

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 6 meses

STJ declara válido testamento que nomeou irmã curadora especial para os bens de herdeira menor

Karla Fonseca, Advogado
Notíciashá 6 meses

Novo benefício do INSS: vítimas de feminicídio terão direito a pensão especial

Pedro Garcia, Advogado
Notíciashá 6 meses

Doação de imóvel aos filhos do casal não é fraude contra credor se a família continua morando nele, diz STJ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)