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3 de Maio de 2024

VIVO e o “Serviço de Terceiros” – Você pode estar sendo lesado!

Direito do Consumidor

há 8 anos

VIVO e o Servio de Terceiros Voc pode estar sendo lesado

Muito se fala atualmente sobre as empresas de telefonia por conta da abusiva limitação ao uso da internet fixa, aquela que usamos nos computadores e notebooks de nossas residências. Na verdade, elas sempre estão nos assuntos que comentamos com parentes e amigos, por conta da baixíssima qualidade do serviço prestado.

Mas, o que muitos não sabem ou nunca notaram, é que essas empresas de telefonia, como a Vivo, por exemplo, usam de práticas abusivas em detrimento dos consumidores, nas faturas de cobrança pelo serviço prestado.

Trataremos aqui sobre algo que já é praxe, o chamado “Serviço de Terceiros”. A empresa Vivo S. A., que faz parte do grupo Telefônica - ela é quem foi adquirida pelo grupo, e não o contrário, como muitos pensam - pratica de forma sistemática e totalmente abusiva referida cobrança.

A empresa, sem sequer informar ao consumidor, acrescenta em sua fatura a cobrança por esse serviço e passa a cobrá-lo todos os meses, sem que haja qualquer solicitação.

Mas o que é esse “Serviço de Terceiros”?

A empresa alega que este serviço se trata de um seguro de proteção, gerenciado por uma empresa estranha ao contrato pactuado entre o consumidor e a Vivo. Na verdade, a empresa através de seu call center, conta uma história diferente, dependendo do funcionário que lhe atenda.

A razão pela cobrança desse serviço não é a preocupação com a segurança do consumidor ou algo parecido, mas sim e tão somente O LUCRO!

Vejamos, quantos de nós sabemos que esse serviço está sendo cobrado em nossas faturas todos os meses? Quantos de nós, tendo conhecimento dessa informação tem a paciência e/ou tempo de entrar em contato com a empresa para exigir a exclusão desse serviço?

Ou seja, de 1000 pessoas que estão sendo cobradas indevidamente, se apenas 100, buscam ser reparadas por essa cobrança, a Vivo estará lucrando - e muito - atuando desta forma.

Os consumidores que descobrem esse abuso e reclamam com a empresa, são surpreendidos no mês seguinte com a mesma cobrança.

Se você localizou em suas faturas essa cobrança, ou até mesmo de outros serviços que você jamais havia contratado, busque a justiça!

Essa prática abusiva e manifestamente ilegal caracteriza o direito a reparação por danos materiais e morais.

O art. , VII, do Código de Defesa do Consumidor, diz que é direito básico do consumidor ser reparado pelo prestador de serviço em razão do dano moral sofrido.

Além disso, o art. 42, parágrafo único, da lei de proteção ao consumidor, garante o pagamento em dobro por quantia cobrada de forma indevida, sendo esse valor acrescido de juros e correção monetária.

Caso esteja sendo vítima desse tipo de abuso cometido não só pela Vivo, mas pelas demais empresas de telefonia fixa e móvel, busque o Poder Judiciário, para que seja ressarcido pelos valores pagos indevidamente.

A justiça, reiteradas vezes, vem confirmando a existência de abusividade nessas cobranças, garantindo a devida reparação ao consumidor lesado.

Mas fique atento, pois existem prazos para o ajuizamento da ação de reparação.

Somente assim, buscando na justiça a reparação pelo dano sofrido e/ou mudando de operadora é que o cenário atual, de má prestação dos serviços de telefonia, será alterado.

Você é consumidor, exija seus direitos!

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5 Comentários

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Ótima informação, parabéns. Faria só uma resalva. É preciso que as pessoas busquem reparação na justiça, pois mudar de plano não resolve, já que as outras operadoras também têm suas práticas abusivas.

Acabei de pagar uma conta que inclui tal cobrança, vou procurar o juizado. continuar lendo

Pois é por causa destes transtornos eu encerrei a minha conta Vivo telefonia eles mandavam junto com o boleto bancário uma cobrança de uma empresa Atlanta serviços de terceiros e esse serviço não foi requisitado por mim ligando na Vivo eles dizem que não pode tirar a cobrança pois eles passam um telefone 0111640032086 e diz que só direto com a empresa mas está sempre ocupado.
Estou meio chateado porque era um telefone que uso a bastante tempo .
Acho que vou entrar na justiça também. continuar lendo

Qual é o prazo para o ajuizamento da ação reparadora? continuar lendo

Exatamente, já liguei algumas vezes exigindo o estorno deste tipo de cobrança na Vivo. Infelizmente perdemos muito tempo, mas devemos gasta-los para que possamos exigir nossos direitos.
Concordo que todas as operadoras devem praticar estes mesmos abusos, entre outros, devemos ficar ligados. continuar lendo